Alberto Oliveira

Em "carta aos baianos" Rui Costa propõe cobranças pela sociedade

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), candidato à reeleição, divulgou um documento de 60 páginas em que apresenta aos baianos o conjunto de diretrizes e propostas de construção coletiva, que culminaram no Programa de Governo Participativo - PGP 2018.

Na carta aos baianos, Rui firma um pacto de seriedade, dedicação e competência, com colaboração e cobrança mútuas entre governo e sociedade. 

“Não criamos este método por uma gentileza ou um gesto educado de escuta, mas por termos a participação como um princípio, um alicerce, um norte”, sintetiza.

O conteúdo do PGP 2018 ganhou forma pelas mãos do povo dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, que ofereceu contribuições a partir de redes sociais, do site (www.pgpbahia.com.br), em colaboração programática dos partidos da coligação, plenárias nos territórios das caravanas e reuniões setoriais realizadas em Salvador, com grupos focais nas diversas dimensões do desenvolvimento.

A chapa majoritária da coligação "Mais Trabalho por Toda a Bahia" foi registrada nesta segunda-feira (13/8) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).

14 partidos compõem a coligação da chapa majoritária: PT, PSB, PSD, PP, PC do B, PR, PDT, PRP, PMB, PTC, PMN, Podemos, Avante e Pros.

Os números dos candidatos serão 13 para Rui Costa e João Leão, 130 para Jaques Wagner e 555 para Angelo Coronel.

***

Correria
Na sexta-feira (17) Rui Costa, dará início à série de viagens ao interior, começando pela cidade de Jacobina.

No mesmo dia vai a Caém, Saúde, Pindobaçu, Antônio Gonçalves e Campo Formoso.

Até o domingo terá ido a 17 cidades, percorrendo todos os trechos de ônibus. 

No sábado, Rui recomeça por Senhor do Bonfim, seguindo para Filadélfia, Itiúba, Cansanção, Queimadas e Santaluz.

Já no domingo (19) será Valente, Retirolândia, Conceição do Coité, Serrinha e Santa Bárbara, onde o candidato à reeleição conclui o primeiro fim de semana em caravana.

Nos três dias ele passará por quatro dos 27 territórios de identidade do estado da Bahia: Piemonte da Diamantina, Piemonte do Itapicuru, Sisal e Portal do Sertão. 

***

Dobradinha
Candidato à reeleição à Câmara Federal, o deputado Josias Gomes (PT) fará uma dobradinha com o deputado estadual Paulo Rangel em Teixeira de Freitas e toda região Extremo-Sul da Bahia.

Eles terão o apoio do ex-prefeito João Bosco, que desistiu de concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para coordenar a candidatura do governador Rui Costa na região.

***

Apoio aos mototaxistas
O Desenbahia planeja criar uma linha de financiamento para os mototaxistas, que pleiteam a redução das taxas das vistorias, fiscalização dos clandestinos e integração com outros tipos de transporte, além de cursos de qualificação.

***

Ajuda dos filhos
As vendas do comércio para o dia dos pais cresceram 2,8% em 2018 quando comparadas a 2017, segundo dados da Boa Vista SCPC.

O crescimento ocorre após três anos de quedas (2017, 2016 e 2015), quando recuaram 0,5%, 5,2% e 0,8%.

***

Em campanha
O deputado federal Jutahy Magalhães Jr (PSDB), candidato ao Senado, passou 3 dias percorrendo 6 municípios do Oeste baiano: Barreiras, Santa Maria da Vitória, Santana, Ibotirama, Buritirama e Cocos.

***

Turbulência à vista
Além de novos acontecimentos na guerra comercial travada pelos Estados Unidos, que deverá desacelerar o comércio global, as eleições brasileiras também provocarão solavancos na cotação do dólar até outubro, prevê o diretor de câmbio da FB Capital, Fernando Bergallo.

No curto prazo, uma possível estagnação do candidato Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República - analisa Bergallo - provavelmente levará um sinal ruim ao mercado financeiro, pois segundo ele "coloca em risco a aprovação das reformas da previdência e fiscal".