Artes Visuais

Exposição reúne arte e memória do Subúrbio Ferroviário de Salvador

Com entrada gratuita, Narrativas da Beleza reúne obras de 15 artistas

Foto: Daniele Rodrigues | Divulgação
Bahia, Bonfim, 2013
Leia Mais Rápido
A CAIXA Cultural Salvador recebe, de novembro a janeiro, a exposição gratuita Narrativas da Beleza. Organizada pelo Acervo da Laje, a mostra reúne obras de 15 artistas em quatro núcleos dedicados à memória, à natureza, às mulheres e à religiosidade do Subúrbio Ferroviário.

A memória, as paisagens e a produção artística do Subúrbio Ferroviário de Salvador são o tema da exposição Narrativas da Beleza, que será aberta no dia 4 de novembro, às 19h, na CAIXA Cultural Salvador. Organizada pelo Acervo da Laje, a mostra reúne trabalhos de 15 artistas e poderá ser visitada gratuitamente de 5 de novembro a 17 de janeiro de 2027.

A exposição apresenta diferentes perspectivas sobre a vida nas comunidades suburbanas, explorando suas relações com a natureza, a religiosidade, o trabalho e as transformações da paisagem urbana.

Com curadoria de José Eduardo Ferreira Santos e Vilma Santos, além da curadoria adjunta de Renata da Silva Cardoso, o projeto amplia o trabalho de preservação e valorização da memória cultural desenvolvido pelo Acervo da Laje.

Fundada em 2010, no bairro de São João do Cabrito, a instituição nasceu da iniciativa dos educadores José Eduardo e Vilma Santos de pesquisar, reunir e preservar manifestações artísticas e objetos relacionados à história do Subúrbio Ferroviário.

O trabalho, inicialmente realizado com recursos próprios, deu origem a um complexo cultural que reúne obras de arte contemporânea, livros, registros sonoros e objetos do cotidiano, como conchas, tijolos históricos e antigas placas de ônibus.

A exposição representa uma nova etapa dessa trajetória, ao levar para outro espaço cultural obras e narrativas relacionadas ao território onde o acervo foi constituído.

Quatro olhares sobre o Subúrbio Ferroviário

A mostra está organizada em quatro núcleos temáticos que abordam diferentes aspectos da história e da identidade cultural da região.

O primeiro, “Subúrbio: memória e futuro”, reúne referências às transformações da paisagem suburbana e às atividades que marcaram a vida de seus moradores. O mar, as praias, as antigas palafitas, a pesca, a mariscagem e a linha férrea aparecem como elementos de uma história construída na relação entre as comunidades e o território.

Em “Natureza sagrada e em disputa”, a produção artística explora os vínculos entre a população e o ambiente natural. Matas, plantas, águas e animais integram obras que fazem referência à biodiversidade local e a espaços como o Parque São Bartolomeu.

A participação feminina na formação social e cultural da região ganha destaque em “Mulheres do Subúrbio”. Fotografias e outras obras apresentam personagens, experiências e atividades que ajudam a contar a história das comunidades a partir das mulheres, de seus conhecimentos, de seu trabalho e de suas lutas.

O percurso termina com “Ex-votos e nossos sagrados”, dedicado às manifestações de fé e religiosidade. O núcleo reúne referências a objetos e registros materiais associados à devoção, às promessas e aos agradecimentos por graças alcançadas, mostrando como as práticas religiosas também integram a memória cultural do território.

Para José Eduardo Ferreira Santos, um dos fundadores do Acervo da Laje, a exposição procura apresentar a beleza como uma dimensão das experiências e manifestações culturais das comunidades suburbanas.

“É um trabalho realizado a partir do assombro e do encantamento, com poéticas da fartura. Ela convida ao diálogo e à imersão nessas narrativas da beleza que queremos continuar a contar daqui para a frente”, afirma.

Participam da mostra Ana D'boa, Ana Dévora, Bruno Costa, César Bahia, Daniele Rodrigues, Débora Santos, Ludimila Lima, Marco Illuminati, Marina Muniz, Mila Souza, Prentice, Roxinha Lisboa, Suelen Novais, Uiler Costa-Santos e Zé di Cabeça.

Ao reunir essas produções, Narrativas da Beleza apresenta ao público diferentes formas de representar o Subúrbio Ferroviário, valorizando experiências, conhecimentos e manifestações artísticas que integram a história cultural de Salvador.

Anote

Datas: terça-feira a domingo
Horário: das 9h às 18h
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador
Abertura: 4 de novembro de 2026, às 19h
Visitação: de 5 de novembro de 2026 a 17 de janeiro de 2027
Entrada: Gratuita