Veículos

Pneu que nunca fura e outro que se comunica com celular são lançados

Os dois tipos de pneus devem chegar ainda este ano ao mercado brasileiro

O pneu se comunica com o celular via aplicativo
O pneu se comunica com o celular via aplicativo

Qualquer motorista sabe o que quando um prego entra no pneu do carro: a perda de pressão e a necessidade de levar o veículo até um borracheiro. É um risco de acidente, associado a uma despesa extra.

Mas a Pirelli desenvolveu uma tecnologia, que promete acabar com as duas coisas. A tecnologia chamada Seal Inside permite que o veículo continue rodando sem que haja qualquer perda de pressão de ar, mesmo após a perfuração do pneu por um objeto externo, prevenindo cerca de 85% das possíveis causas de acidente devido à perda de pressão.

Mais: o pneu - que pode ser utilizados em qualquer tipo de roda e em todos os automóveis - realiza instantaneamente a vedação do furo. 

Os pneus de autovedação da Pirelli são elaborados com uma placa de vedação localizada no interior do pneu, na área correspondente ao padrão de piso, que bloqueia completamente possíveis vazamentos de ar, caso ocorra uma perfuração que ultrapasse a carcaça, com ou sem a permanência do objeto perfurante.

O Seal Inside age imediatamente sobre a perfuração e a sua ação rápida  faz com que o motorista nem perceba que o pneu foi furado.

Veja no vídeo como funciona

Uma massa vedante fica no interior do pneu, impermebializando todo o seu contorno. Quando o objeto perfurante é removido, a massa é arrastada para o interior do orifício, selando suas bordas.

Conectado ao celular

Outra inovação apresentada pela Pirelli é o Connesso, um sistema de monitoramento de pneus que oferece advertências e se comunica com o motorista por meio de um applicativo.

Trata-se de uma plataforma digital, que utiliza um sensor integrado nas principais gamas da Pirelli, que expande as informações já disponíveis do computador de bordo de cada carro.

Ele fornece dados sobre o status, o uso e a manutenção de cada pneu, oferecendo também serviços localizados e personalizados, para fornecer mobilidade sob medida para as necessidades dos motoristas mais exigentes. 

O Connesso é formado por um sensor incorporado ao pneu, conectado à Nuvem Pirelli e a um aplicativo para smartphone, fornecendo uma interface que permite que os motoristas se comuniquem constantemente com os pneus.

Este sensor pesa apenas alguns gramas e não tem qualquer efeito sobre o desempenho físico. Ele mede continuamente o status de cada pneu e envia os dados para uma unidade de controle centralizada e à Nuvem Pirelli, que, juntos, formam o verdadeiro cérebro do sistema Connesso. Ali, a informação é processada e depois transmitida para o aplicativo do usuário final.

A versão de lançamento do sistema Pirelli Connesso reconhece o código de identificação de cada pneu, monitorando seu status desde a fabricação até a reciclagem no final da vida útil.

Ele mede a pressão e a temperatura dos pneus mesmo quando o veículo está parado, além da carga vertical estática, o desgaste, o número de quilômetros cobertos para cada pneu e, numa versão futura, a vida útil restante estimada em quilômetros.

O medidor de pressão remoto, quando os pneus estão sendo inflados, proporciona uma leitura precisa, sem ter que esperar os pneus esfriarem.

Além disso, o Pirelli Connesso também alerta o condutor quando a pressão de um ou mais pneus cai muito ou quando o limite de desgaste se aproxima. Em ambos os casos, o aplicativo identifica a concessionária de pneus mais próxima e pode marcar diretamente uma consulta para corrigir as pressões ou trocar os pneus gastos, reduzindo o tempo de espera.

Em particular, em comparação com outros sistemas de monitoramento da pressão dos pneus atualmente utilizados (TPMS), o Pirelli Connesso funciona tanto quando o veículo está parado quando em deslocamento. Numa versão futura, o Connesso também poderá detectar uma queda de pressão remotamente e imediatamente tomar providências para qualquer pneu novo ou manutenção necessária, diretamente no local onde o carro está estacionado.

Este tipo de funcionalidade, que permite a gestão preditiva dos pneus, foi desenvolvido pelos engenheiros da Pirelli não só para satisfazer as necessidades dos motoristas comuns, mas também para as frotas e, sobretudo, para os serviços de compartilhamento de automóveis.

O aplicativo Pirelli Connesso é suportado pela primeira plataforma de mobilidade do seu tipo, para conectar fabricantes de pneus, consumidores e a rede de vendas. O Pirelli Connesso também é projetado para se integrar com outras aplicações de smartphones (mapas, música, restaurantes, serviços) para se beneficiar ainda mais de conteúdo e funcionalidades no futuro.

O aplicativo oferecerá serviços exclusivos, como indicar quais eventos de automobilismo acontecem nas proximidades, além de dar a possibilidade de escrever comentários de concessionárias de pneus, a fim de compartilhar opiniões de serviços recebidos e ler as opiniões de outros usuários na comunidade do Pirelli Connesso.

O novo sistema está atualmente focado no mercado de reposição, mas também haverá uma solução para equipamento original. Em colaboração com alguns fabricantes de automóveis, a Pirelli está desenvolvendo uma nova arquitetura técnica para os pneus.

Além de possibilitar todas as funções básicas, isso adicionará a possibilidade de controlar automaticamente a configuração do veículo. Ao ler o código de identificação de cada pneu, o sensor reconhecerá suas características e enviará essas informações para o computador de bordo do carro, a fim de selecionar a configuração do carro.