Carnaval / Cidade

Bloco Fogueirão homenageia no carnaval as mulheres do samba

O desfile reconhece o papel das matriarcas na preservação e valorização do samba

Leia Mais Rápido
No Carnaval de Salvador, o bloco Fogueirão Samba de Roda homenageará matriarcas do samba com o tema "Mães do Samba Guardiãs da Cultura Ancestral". Fundado por Jorge Fogueirão, o grupo desfila em 12 de fevereiro, às 21h, no Campo Grande, com atrações musicais e fantasias disponíveis em pontos comerciais da cidade.

O bloco Fogueirão Samba de Roda fará uma homenagem às mulheres que marcaram o samba, com o tema "Mães do Samba Guardiãs da Cultura Ancestral".

A apresentação ocorrerá no circuito Campo Grande, na quinta-feira, 12 de fevereiro, às 21h.

Intitulado Mães do Samba Guardiãs da Cultura Ancestral, o desfile reconhece o papel das matriarcas na preservação e valorização do samba.

Segundo Jorge Fogueirão, cantor, compositor e fundador do bloco, a escolha do tema tem raízes pessoais. “O tema foi baseado principalmente na minha própria história. Quando a gente começou o Samba Fogueirão, eu tinha 13 anos, e minha mãe, dona Wanda, sempre esteve comigo. Ela foi madrinha do grupo e decidia onde o samba podia se apresentar”, relatou o artista.

Além da homenagem à sua mãe, o bloco também destacará outras figuras femininas relevantes, como mãe Beth, do Engenho Velho da Federação, que interveio em ocasiões decisivas para a realização de apresentações do grupo.

Outro exemplo citado por Jorge é dona Bete, moradora do Engenho Velho de Brotas, cuja atuação permitiu a realização de ensaios na porta de sua casa, mesmo diante da resistência do marido.

A apresentação do Fogueirão contará com um elenco de artistas ligados ao samba de roda e ao samba junino. Estão confirmados Jorge Fogueirão, Caboquinho e Juninho Orisun, Dan Mocidade, Nei D'Resenha e Alan Dudu.

O desfile acontece na quinta-feira de carnaval, dia 12 de fevereiro, às 21h, no circuito Osmar (Campo Grande). Os interessados em acompanhar o bloco podem adquirir fantasias no quiosque Samba Vivo (Shopping Piedade, piso L4), no salão Irmãs de Valdir (Shopping Vasco da Gama) ou pelos telefones 71 98746-7266 e 71 9183-6229.

Jorge Oliveira dos Santos, conhecido como Jorge Fogueirão, nasceu em 1974 no bairro da Vasco da Gama, em Salvador. Desde jovem, envolveu-se com manifestações culturais, especialmente o samba junino e o samba de roda. Ainda na adolescência, entre os 12 e 13 anos, iniciou sua trajetória musical, influenciado pelo cenário efervescente do samba nos bairros populares da capital baiana.

Atuando como cantor, compositor, percussionista e produtor cultural, Jorge fundou em 1987 o grupo Samba Fogueirão, voltado inicialmente para festas juninas. O grupo participou de diversos eventos e festivais, como o Arraiá do Fogueirão, mantendo forte ligação com as tradições locais.

Fundado em 1987, o Fogueirão surgiu no contexto do fortalecimento do samba junino, movimento que ganhou força nos bairros do Engenho Velho de Brotas, Federação, Liberdade e Nordeste de Amaralina nas décadas de 1970 e 1980. Esses bairros foram berço de muitos músicos e percussionistas que mais tarde integrariam blocos afro e outros coletivos culturais de Salvador.