
Tiago Splitter, catarinense de Blumenau, se tornou nessa quinta-feira (23 de outubro), o primeiro brasileiro a assumir como treinador principal de uma equipe da NBA ao tomar a frente do Portland Trail Blazers.Tiago já era auxiliar da franquia e com a prisão de Chauncey Billups pelo FBI (acusado de manipulação de resultados), foi anunciado como técnico interino.
A estreia como treinador será nesta sexta-feira (24), justamente contra o time que tem o único brasileiro atuando na NBA, o Golden State Warriors de Gui Santos.
O catarinense já havia sido primeiro brasileiro a conquistar um título da NBA como atleta, quando foi campeão com o San Antonio Spurs de Popovich em 2014. Na última temporada, em sua primeira como treinador, no Paris Basketball, Tiago chegou a liderar a fase de classificação da Euroliga e foi campeão Francês e da Copa da França. Em 79 jogos por lá, seu time venceu 51 e perdeu 28.
Tiago também passou como auxiliar no Houston Rockets, Brooklyn Nets e Atlanta Hawks e desde 2021 participa das comissões técnicas das Seleções do Brasil. Em 2022, conquistou o seu primeiro título como treinador principal ao vencer o Globl Jam em Toronto, no Canadá, torneio sub-22 em que comandou a Seleção Brasileira, vencendo os EUA na final e tendo Yago como destaque.
Splitter também foi auxiliar do Brasil no Pré-Olímpico da Letônia, em 2024, responsável por todo o trabalho defensivo do Brasil, que venceu à Letônia na final e foi aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Tiago Splitter tem 40 anos e começou a base no Ipiranga, em Blumenau, de onde foi para Baskonia, na Espanha. Passou por Bilbao, Valencia, Spurs, Philadelphia e Atlanta. A primeira experiência como assistente na NBA foi em 2019, no Brooklyn Nets, onde ficou até 2023.

