Cidade

Freijoada Franciscana arrecada para centro de acolhimento

A entrada é gratuita; somente os itens da feira e as marmitas são comercializados

Foto: Divulgação
A Freijoada será no dia 31 de agosto, a partir das 9h
Leia Mais Rápido
A Freijoada Franciscana será realizada em 31 de agosto, no Terreiro de Jesus, em Salvador. Com entrada gratuita, o evento arrecadará fundos para a Casa Franciscana Maria Lúcia, que acolherá pessoas em situação de rua. Haverá feira solidária, atrações culturais e venda de marmitas tradicionais e veganas.

A quinta edição da Freijoada Franciscana ocorrerá no domingo (31 de agosto), a partir das 9h, no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador.

Organizado pelos frades do Convento de São Francisco, o evento arrecadará recursos para a Casa Franciscana Maria Lúcia, espaço de acolhimento voltado à população em situação de rua na capital baiana.

A nova casa de apoio funcionará no subsolo do convento, área anteriormente utilizada como refeitório. Segundo o frei Lorrane Clementino, um dos organizadores, o local oferecerá serviços de alimentação, higiene, atendimento médico, psicológico e assistência social.

A restauração da área que abrigará a Casa Franciscana Maria Lúcia conta com o apoio da Fundação Gregório de Mattos, por meio do edital Jayme Sodré. A proposta foi aprovada dentro do conjunto arquitetônico franciscano, tombado pelo IPHAN e pela Unesco. Apesar do reconhecimento institucional, os recursos do edital não cobrem integralmente as despesas da obra, o que torna a arrecadação da Freijoada essencial para viabilizar a conclusão do projeto e garantir sua manutenção inicial.

Com o lema de partilha e valorização da cultura local, a Freijoada terá opções gastronômicas tradicionais e veganas. As marmitas custam R$ 25 (tradicional) e R$ 30 (vegana), e podem ser adquiridas antecipadamente pelo site oficial (https://www.freijoada.com/ingresso) ou diretamente no local, no dia do evento.

Quem desejar contribuir com a causa sem comparecer, pode optar pela modalidade “Doação de Feijoada” no momento da compra online. As fichas são limitadas.

Além da venda de marmitas, o público poderá visitar uma feira solidária com lanches, bebidas e produtos da comunidade. A programação contará ainda com apresentações culturais, incluindo shows de Forró Surreal, Edu Casanova, MPBSamba com Alexandre Guedes e DJ Pureza.

Criada em 2019 a partir dos festejos de Santo Antônio, a Freijoada Franciscana surgiu com a proposta de unir espiritualidade, cultura popular e ação social. A iniciativa ganhou notoriedade com a “Freijoada de Santo Antônio”, nome que faz alusão ao trocadilho entre “frei” e “feijoada”. Desde então, o evento vem se consolidando como símbolo de solidariedade e mobilização no Centro Histórico.

O evento ganhou projeção nacional em 2023, quando um vídeo dos frades dançando uma paródia da música “Macarena” viralizou nas redes sociais. A ação foi repercutida em programas como “Mais Você” e “É de Casa”, da TV Globo. Na ocasião, cerca de 3 mil pessoas participaram da festa, resultando na venda de 2 mil marmitas e na distribuição de mais de 300 refeições para pessoas em situação de rua na região da Baixa dos Sapateiros.

Em 2024, a mobilização voltou a repercutir nas redes sociais, com nova paródia, desta vez ao som da “Lambada”. A visibilidade gerada impulsionou ainda mais o alcance do evento. Toda a logística é viabilizada por voluntários e parcerias, e os recursos arrecadados ajudam a financiar ações sociais do convento, além da reforma do novo espaço de acolhimento.