Cinema

Atriz Fernanda Torres ganha Globo de Ouro por 'Ainda estou aqui'

A vitória é inédita para o país na categoria

Foto: Divulgação
Cena de \'Ainda estou aqui\'
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Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro 2025 como Melhor Atriz, marcando a primeira vitória brasileira na premiação desde 1999. Protagonista de *Ainda Estou Aqui*, filme sobre Eunice Paiva dirigido por Walter Salles, Torres acumula prêmios internacionais. O longa, destaque em festivais e bilheterias, simboliza a força do cinema brasileiro pós-pandemia.

A atriz brasileira Fernanda Torres concorria com Nicole Kidman ("Babygirl"), Angelina Jolie ("Maria Callas"), Kate Winslet ("Lee"), Tilda Swinton ("O quarto ao lado") e Pamela Anderson ("The last showgirl").

Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria pela atuação em Central do Brasil.

É a primeira vitória do país no Globo de Ouro desde 1999, quando "Central do Brasil" venceu como melhor filme em língua estrangeira. O longa de 1998 é protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, que também atua em "Ainda estou aqui", filme dirigido pelo brasileiro Walter Salles.

O drama é um relato biográfico de parte da vida de Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, desaparecido pela ditadura militar. O papel de Eunice é interpretado por Fernanda Torres.

No Globo de Ouro 2025 o filme brasileiro concorria na categoria de melhor filme em língua não inglesa, vencida pela pel[icula francesa "Emilia Pérez", que tinha 10 indicações.

“Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”, disse Fernanda, ainda durante o discurso de agradecimento.

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Ainda estou aqui | Trailer

“Ainda Estou Aqui” já ganhou oito prêmios.

A lista inclui Melhor Roteiro, no 81º Festival de Veneza, onde o filme teve seu lançamento mundial. Recebeu quatro prêmios de Melhor Filme do Júri Popular: na 48ª Mostra de S. Paulo; no Festival Internacional de Cinema de Vancouver, no Canadá; no Festival de Cinema de Mill Valley, nos Estados Unidos; e no  Festival de Pessac, na França, onde também recebeu o Prêmio Danielle Le Roy, dado pelo júri jovem.

A atriz Fernanda Torres também foi eleita Melhor Atriz em Filme Internacional pelo The Critics Choice Awards, na seção Latino Cinema & Television.

A produção venceu o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no New Mexico Critics Awards 2024 e recebeu uma menção honrosa como um dos cinco melhores longa metragens internacionais do ano no National Board of Review Awards, nos Estados Unidos.

O longa foi eleito o melhor filme de 2024 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) e foi um dos 20 títulos selecionados pela BBC para a lista de melhores filmes de 2024 e foi reconhecido pela revista Hollywood Reporter – publicação sobre a indústria do entretenimento – como um dos dez melhores filmes de 2024.

A atriz Fernanda Torres ficou em segundo lugar, ao lado de Demi Moore, no prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles.

A produção também foi indicada a Melhor Filme pela Internacional Utah Film Critics Association, e Melhor Filme em Língua Estrangeira no North Carolina Film Critics Association Awards. E recebeu as indicações de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em Filme de Drama, para Fernanda Torres, no Satellite Awards, premiação concedida pela Academia Internacional de Imprensa.

Nas bilheterias brasileiras, “Ainda Estou Aqui” fechou 2024 como a quinta maior bilheteria do ano, e foi o único filme nacional entre o top 10, com mais de 3 milhões de ingressos vendidos. Este é o primeiro longa brasileiro que alcança esses números desde o início de 2020.

Segundo informações da Filme B, o título foi ainda um dos principais responsáveis para que o cinema brasileiro atingisse uma fatia de mercado de cerca de 10,5% em 2024 — seu melhor desempenho pós-pandemia.