Pedro Oliveira

Devoção e fé marcam festa religiosa em Monte Santo

Além das celebrações religiosas, a festa sagrada será marcada por dois shows especiais


Monte Santo

As atenções de devotos e fiéis de várias partes da Bahia estão voltadas, neste período do ano, para a maior festa católica do sertão baiano, que é a romaria de Todos os Santos, que acontece na cidade de Monte Santo, região sisaleira. O novenário, iniciado no último dia 21, no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, prosseguirá até o dia 30, com a realização de quermesse. A programação festiva acontecerá no dia 31 deste mês e 1º de novembro, com a celebração de missas e eventos profanos.

As atividades religiosas iniciadas com a abertura do novenário na Igreja Matriz, vem sendo marcada com a realização de quermesse todas as noites. No dia 31, véspera do Dia de Todos os Santos, haverá uma sequência de missas na Igreja Matriz, começando às 8h e se estendendo até as 19h, com intervalos para bênçãos de objetos de piedade e atendimento de confissões.

No dia 1º de novembro, dia de Todos os Santos, as missas ocorrerão às 5h, 7h e 9h na Igreja Matriz, enquanto no Santuário, a celebração será às 9h, também com confissões disponíveis ao longo de todo o dia. O evento religioso - que ocorre anualmente -, costuma atrair milhares de fiéis de diversas regiões movidos pela fé e pela devoção. O ponto alto da festa é a subida ao Monte da Santa Cruz, um dos maiores símbolos religiosos do município, onde os romeiros pagam promessas, fazem as orações e buscam a renovação espiritual.

Além das celebrações religiosas, a festa sagrada será marcada por dois shows especiais: a banda católica Anjos de Resgate, conhecida nacionalmente por suas canções de evangelização, e o cantor William Sanfona, que tem se destacado com seus louvores em ritmo de forró. Os shows prometem agregar um momento de celebração e alegria entre os participantes, mantendo o clima de fé e devoção característico da festa.

Para as pessoas que não estão acostumadas a cumprir longos trajetos em locais de topografia extremamente irregular, os melhores horários para subir o Monte Santo, conforme os “fieis” são pela manhã, bem cedo, ou à tarde, depois das 16 horas. No horário das 16:00, há outro item importante sendo possível ainda, deslumbrar-se, com o pôr-do-sol visto do cume da serra. É comum no caminho, encontrar romeiros idosos, jovens, e até crianças, que fazem o percurso com facilidade, repetindo um costume de seus ancestrais.

Ao lado da fé dos católicos que é predominante durante os dias da programação, há também, momentos de alegria vivenciados majoritariamente pelos mais jovens e para estes há uma programação com artistas de qualidade que irão se apresentar na praça de eventos, nos dias 31 e 1º de novembro. Na primeira noite, os shows serão comandados por Eduardo Costa, Henry Freitas, William Sanfoneiro, Toque Dez e Anjos do Resgate. Na noite seguinte, a animação ficará por conta de Léo Santana, Calcinha Preta, O Nyppe, Nelson Nascimento, Brega e Vinho.