Cinema

Curta de diretor baiano vence festival de cinema em Floripa

"Movimentos Migratórios", de Rogério Cathalá, foi premiado pelo júri oficial

O longa-metragem "Black Rio! Black Power!", documentário dirigido por Emílio Domingos (RJ), e o curta "Movimentos Migratórios", de Rogério Cathalá (BA), são os vencedores das principais categorias da 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2024. 

Os organizadores entregaram o Troféu Panvision aos vencedores na noite desta quarta-feira, 11 de setembro, na capital catarinense, encerrando as 88 atividades e mais de 350 horas de programação realizadas no cinema CineShow, no Majestic Palace Hotel e na plataforma do FAM no Youtube.

Durante sete dias, o festival reuniu realizadores, atores, produtores e players de todo o Brasil e da América Latina para as mostras de cinema e para o 8º Encontro de Coprodução do Mercosul ECM+LAB.

O longa "Black Rio! Black Power!", que estreou essa semana nos cinemas em circuito comercial, aborda a influência do movimento Black Rio na cultura, sociedade e nos processos de luta por justiça racial no Rio de Janeiro e no Brasil entre as décadas de 1970 e 1980.

E o curta de Salvador "Movimentos Migratórios", que além de ter sido premiado pelo júri oficial ganhou o Prêmio Canal Brasil de Curtas, acompanha um dia na vida de Pedro Paniágua, um imigrante peruano em luta pela sobrevivência e adaptação na cidade de Salvador. Quando uma andorinha cai em sua laje, Pedro se divide entre buscar emprego e tentar salvar o pássaro migratório, encontrando obstáculos que refletem sua própria condição de estrangeiro.

Antes da premiação, foram exibidos cinco curtas-metragens produzidos durante a 6ª edição do Projeto Rally Panvision, que reuniu 30 jovens entre 18 e 30 anos de sete países da América Latina selecionados para vivenciar uma imersão no cinema de 100 horas: criar um curta-metragem durante o festival.

O desafio teve como tema o “Legado Imagético da Vida”. As produções realizadas foram: "Meu Nome é Maria", "Sonhos do Mar", "Viento Sur", "Despedida" e "Parte de um Todo".

O 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024, realizado pela Associação Cultural Panvision, reuniu nesta edição 66 produções de 14 países: Argentina, Alemanha, Brasil, Chile, Colômbia, EUA, França, Inglaterra, Israel, Itália, Paraguai, Peru, Portugal e Venezuela, sendo que alguns participam em coproduções.

Do Brasil, estiveram representados 13 estados (Amapá, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo), e também o Distrito Federal.