Com a introdução do carro-chefe mais potente em seus 111 anos de história, a Aston Martin anunciou o retorno de sua placa de identificação mais lendária: Vanquish.
Seus 835 cv e 1.000 Nm de torque fornecem a maior potência específica de um motor Aston Martin V12: 160 cv/litro.
Os destaques do novo motor V12 incluem bloco de cilindros e bielas reforçados, cabeçotes de cilindro redesenhados incorporando eixos de comando reprojetados e novas portas de admissão e escape.
Velas de ignição reposicionadas e novos injetores de combustível de maior vazão fornecem combustão otimizada para ganhos de desempenho e eficiência.
Além disso, novos turbocompressores de alta velocidade e inércia reduzida oferecem maior desempenho e resposta do acelerador.
Novos turbocompressores de inércia reduzida com uma velocidade máxima mais alta (+15%) foram instalados para aproveitar a energia aumentada no escapamento e fornecer maior fluxo de ar para o motor.
Para tornar esta última geração do Twin-Turbo V12 o mais responsivo já oferecido, bem como o mais potente, o Vanquish ganha uma nova função Boost Reserve. Esta nova tecnologia permite ainda mais entrega de potência reativa, particularmente benéfica para manobras de ultrapassagem, bem como direção dinâmica.
O Boost Reserve aumenta a pressão de turbo acima do que normalmente seria necessário para qualquer posição de aceleração parcial. Por isso, ele está pronto para ir quando a potência total for necessária. Isso é feito durante demandas parciais de aceleração, imperceptivelmente para o motorista, equilibrando a posição do flap do acelerador (para restringir o fluxo de admissão) e a válvula de descarga inteligente no turbo (para ajustar a pressão de admissão aumentada) para corresponder ao que o motorista espera. Quando o motorista exige potência/torque total, o acelerador libera a pressão de turbo acumulada para resposta imediata.
O presidente executivo da companhia, Lawrence Stroll, considera que o Vanquish "é o mais verdadeiro Aston Martin".
Destaques do carro
-- Novo motor V12 de 5,2 litros biturbo entrega 835 cv de potência e 1.000 Nm de torque – líder em sua classe
-- Nova estrutura do chassi apresenta aumento superior a 80 mm na distância entre eixos
-- Combinação sem precedentes de conforto refinado, desempenho de supercarro e dinâmica precisa define novo padrão de referência
-- Amortecedores Bilstein DTX, Diferencial Traseiro Eletrônico (e-diff) e pneus Pirelli P ZERO de 21 polegadas específicos para a Aston Martin Lagonda entre os destaques técnicos
-- Teto panorâmico de vidro de comprimento total e sistema de infoentretenimento personalizado de última geração são assinaturas distintas do interior ultraluxuoso totalmente novo
-- Produção limitada a menos de 1.000 exemplares por ano; primeiras entregas para o Brasil estão programadas para o primeiro semestre de 2025
Cerca de 80 mm mais longo na distância entre eixos (o aumento feito entre o pilar A e o eixo dianteiro), o chassi recebeu uma travessa do motor mais rígida para fornecer maior rigidez torcional e rigidez lateral entre as torres de suspensão dianteiras.
A mais recente tecnologia de amortecedor Bilstein DTX (vista pela primeira vez no DB12) foi introduzida no Vanquish, permitindo uma divergência significativa entre os modos de direção. Essa faixa mais ampla permite ao amortecedor uma faixa maior de refinamento e controle nas configurações do modo de direção.
Tempos de resposta ultrarrápidos do amortecedor garantem que o modo GT retenha uma qualidade de passeio compatível, ao mesmo tempo em que oferece níveis aprimorados de agilidade e resposta. Definindo um novo caráter dinâmico, os modos Sport e Sport+ fornecem progressivamente mais resposta e controle mais firme da carroceria.
Interior
O console central foi rebaixado para um plano horizontal para uma maior sensação de clareza, espaço e luxo. O interior também utiliza uma mistura de materiais para criar seções com linhas visíveis ousadas para aumentar a sensação de luxo e qualidade. Independentemente da especificação, uma linha de horizonte cromada, sutil e brilhante, substitui uma linha de costura tradicional no painel.
O sistema de navegação apresenta conectividade online para uma experiência mais inteligente, rápida e informativa. A conexão online permite que o motorista simplesmente procure seu restaurante favorito, leia as avaliações e o escolha como destino.
O mapeamento 3D fornece instruções intuitivas e claras com orientação de faixa e sobreposições de tráfego em tempo real. O roteamento dinâmico conectado garante atrasos desnecessários. A visualização de satélite é baixada dinamicamente para visualizar a área ao redor enquanto você dirige. O Apple CarPlay sem fio também será suportado pelo Vanquish para motoristas que preferem usar aplicativos de navegação por meio de seus dispositivos móveis.
O sistema de infoentretenimento é construído em torno da conectividade online e um aplicativo Aston Martin totalmente novo, funcionalidade que permite que os proprietários do Vanquish se comuniquem, interajam e se envolvam com seu carro.