O Vitória segue ganhando terreno na disputa contra a zona de rebaixamento. Na abertura da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time nordestino superou o concorrente direto Cuiabá, por 1 a 0, neste sábado, no Barradão. Foi o segundo triunfo seguido do Vitória, que venceu o Palmeiras fora de casa, na rodada passada.
Com gol de Wagner Leonardo, na etapa complementar, o Vitória saltou momentaneamente cinco posições,saindo da 17ª e aparecendo em 12º lugar, com 21 pontos. Já o Cuiabá permanece em 18º, com 17 pontos e pode terminar a rodada na vice-lanterna. O time mato-grossense tem dois jogos a menos que os demais.
A dupla iniciou o duelo com a mesma estratégia de não se exporem, deixando o jogo em marcha lenta, com poucos chutes a gol e muitas trocas de passes, principalmente no setor defensivo. A primeira finalização só foi acontecer aos 26 minutos, pelo lado do Vitória, numa cabeçada de Wagner Leonardo.
A partir daí, o jogo começou a fluir melhor. O Cuiabá teve a melhor chance, quando Isidro Pitta sozinho na área, finalizou mal e perdeu o gol de forma incrível. Logo depois, os donos da casa pararam em Walter, que operou um milagre em desvio de Matheuzinho.
No retorno do intervalo, o time nordestino voltou melhor e imprimiu seu ritmo. Machado cobrou falta e acertou a rede, do lado de fora. Depois, Zé Hugo cabeceou na trave. O bom momento foi coroado aos 25, quando Alerrandro escorou e Wagner Leonardo completou para as redes, de cabeça, para abrir o placar.
O gol deixou os donos da casa confortável na partida, ainda mais obrigando o Cuiabá a sair para o jogo em busca do empate. Explorando os espaços, Zé Hugo acertou o travessão. Na reta final, Carpini mandou abaixar as linhas e com uma defesa sólida, ditou o ritmo até o apito final.
Sem disputar outros campeonatos paralelos, a dupla volta a campo no próximo fim de semana. No sábado, o Cuiabá recebe o Grêmio, às 19h00, na Arena Pantanal. Já o Vitória atua no domingo, no clássico BA-VI, diante do rival Bahia, às 16h00, na Arena Fonte Nova. O time não terá o atacante Matheusinho, suspenso pelo terceiro amarelo.
Vitória
Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres (Edu), Neris, Wagner Leonardo e PK; Luan Vinícius (Machado), Ricardo Ryller (Zé Hugo) e Willian Oliveira; Matheusinho, Janderson (Alerrandro) e Osvaldo (Carlos Eduardo).
Técnico: Thiago Carpini
Cuiabá
Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Allan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro (Eliel), Denílson (Filipe Augusto) e Max (Lucas Fernandes); André Luís (Jonathan Cafu), Isidro Pitta e Clayson (Derik Lacerda)
Técnico: Petit