Considerada a mais ampla mostra da agropecuária da região sisaleira, a ExpoCoité, a ser iniciada nesta semana, no Parque de Exposição Agnaldo Ramos Gomes, começa quarta-feira e prosseguirá até domingo (24), devendo reunir centenas de animais de várias raças, incluindo caprinos, ovinos, bovinos, equinos, entre outros exemplares.
A programação com cinco dias de duração, contará com palestras, seminários, Feira da Agricultura Familiar, Feira de Negócios, Vila do Artesanato, shows musicais e apresentações culturais.
O evento com entrada gratuita, é uma realização da prefeitura do município, por meio da Secretaria de Agricultura.
Especializada na exposição de caprinos e ovinos, a ExpoCoité, que é realizada há mais de duas décadas, já se consolidou, não apenas na região sisaleira, mas em toda a Bahia, sendo considerada como uma das melhores do gênero, por conta da sua grandeza e fomentação da economia estadual.
A Feira deste ano, confirmou a presença de expositores da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceará e Piauí. Terá também agências financeiras, concessionárias de veículos (05) e uma de máquinas agrícolas.
Os shows das bandas 100 Párea e Asas Livres, acontecerão na sexta-feira e no sábado. Os convidados dividirão o palco com artistas filhos da terra. A banda Som de Paixão, que tem se apresentado em vários municípios, tem presença garantida no evento.
Com premiação da ordem de R$ 50 mil a serem destinados para premiações, a exposição deverá contar com exemplares de diversas espécies: caprinos das raças Bôer e Anglo Nubiano; ovinos das raças Santa Inês, Dopper e White Dopper; equinos da raça Quarto de Milha e bovinos das raças guzerá, nelore e senepol.
A qualidade dos animais do município que serão expostos no evento deverá ganhar também, destaque, tornando-se ainda mais acirrada a disputa com os animais vindos de outras cidades.
A expoCoité será aberta pelo prefeito Marcelo Araújo, que nesta terça-feira, estará inaugurando o ginásio de esportes, no prospero distrito de Bandiaçu. A praça de esporte construída com recursos da Educação, custou aos cofres público R$ 1.722,302,03.
O Parque de Exposições Agnaldo Ramos Gomes, edificado em uma área superior a 10 mil metros quadrados, com ótima infraestrutura, conta com sala de administração, coordenação, SEAGRI, pavilhões cobertos (05) com 24 boxes cada, curral para bovinos (25), currais móveis para equinos (40), pista de julgamento gramada (utilizada para provas e julgamentos dos animais), sanitários (masculino e feminino), banheiros para expositores e estacionamento para mais de 300 veículos.
Para fomentar a agricultura familiar, foram montados 30 boxes.
O setor da agroindústria ganha 37 stands. Já os ambulantes, que comercializarão comidas e bebidas, contarão com 42 barracas. Durante o evento, cerva de 3 mil mudas de plantas serão distribuídas pela secretaria de Agricultura.