Pedro Oliveira

Tucano festeja 187 anos de emancipação com missa solene e micareta


Tucano

A cidade de Tucano na região sisaleira, se prepara receber a tradicional micareta – Sertão Folia - nos dias 23 e 24 deste mês, como parte dos festejos de emancipação política administrativa do município, que este ano, celebra incríveis 187 anos de história, cultura e conquistas. A programação prevê para o dia 21 de março, dia da cidade, Missa Solene em Ação de Graças na Igreja Matriz, hasteamento de bandeiras, 3ª Corrida Oásis do Sertão, ato político, manifestações culturais entre outras atividades.

Na terra das águas termais, a festa momesca tem sido apontada pelos adeptos como uma das melhores desta parte do Estado. Com a aproximação do carnaval fora de época, a cidade começa a ser preparada para receber os milhares de foliões, visitantes e turistas procedentes de várias regiões da Bahia. O Sertão Folia tem como principais atrações, o cantor Léo Santana, Durval Lelys, Aline Rosa, Tuca Fernandes, Luiz Caldas, EdCity e Igor Kannário. A programação deverá contar ainda, com artistas filhos da terra entre outros convidados da região.

Por ser um evento que se realiza há anos, a festa contribui para a movimentação economia mediante aquecimento dos setores da rede hotelaria, restaurantes, bares, supermercados, entre outros segmentos. A festa a ser realizada pela prefeitura, conta com a parceria do governo estadual e apoio da Câmara de Vereadores. Como forma de garantir a ordem na cidade, o evento, deverá contar com efetivos das corporações das polícias Militar, Civil, CIPE Nordeste, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Segurança Privada, além de câmeras de vídeo monitoramento. O objetivo dessas unidades é garantir a segurança de todos.

Histórico, turismo e artesanato

A comunidade tem como origem a aldeia de índios da tribo tucanos, que habitou na região, resultando na criação do distrito em 1754. Em 1837, o lugarejo foi elevado à categoria de vila e criado o município. Ocupando uma área territorial de 2.436 km², o município de Tucano, foi fundado em 21 de março de 1837 e hoje possui uma população de 52.418 habitantes.

Economicamente, a cidade tem seu desenvolvimento na agricultura (milho e feijão), pecuária (bovinos, ovinos e caprinos) e no turismo, com destaque para os distritos de Caldas do Jorro, famoso por suas águas quentes e medicinais, e Jorrinho, reconhecido pelo sabor incomparável do bode assado. Destaque também para a produção de artesanatos derivados do couro como bolsas, carteiras, cintos, roupas e outras peças, produzidas principalmente no distrito do Tracupá.

No setor turístico, destaque para o distrito de Caldas do Jorro, com suas águas deliciosas e inusitadas, com propriedades terapêuticas que tem grande poder curativo e são indicadas no tratamento de doenças alérgicas, dermatoses reumáticas, gastrointestinais, entre outras, cuja temperatura é de 36ºC. “Um oásis milagroso no meio do sertão baiano”.

Outra opção é visitar as famosas grutas que existem no município. A mais famosa, a gruta do Buraco do Vento, que fica localizada a 7 km da sede de Tucano, com belíssimas formações rochosas esculpidas pela própria natureza. A Cachoeira do Inferno é outro local atrativo e de rara beleza - bonito e agradável -, distante a 45 km da sede do município.