Pedro Oliveira

Ichuenses celebram Sagrado Coração de Jesus

A devoção é uma antiga herança da legenda religiosa


Igreja matriz de Ichu

O sagrado e o profano, estarão juntos no período de 26 deste mês, a 4 de fevereiro, nas prósperas terras das “abelhas libertas”, com a realização de mais uma edição dos festejos religiosos em louvor ao Sagrado Coração de Jesus, padroeiro do município de Ichu. A festa com característica religiosa e profana, onde os fiéis celebram missa e rezam terços em homenagem ao padroeiro local, busca manter viva as tradições religiosas e culturais da comunidade católica.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus, é uma antiga herança da legenda religiosa que compõe a história do surgimento da cidade, e permanece viva até hoje, tornando uma tradição familiar, transmitida de geração a geração. Denominada de “A maior e melhor festa da cidade”, o evento com nove dias de duração, representa a cultura, a religiosidade e as práticas desse povo cristão.

Com o tema central “Com o coração de Jesus, vivemos em oração na formação e na missão”, começa nesta sexta-feira (26), a partir das 19 horas, o novenário, que nesta primeira noite, tem como subtema: “Que o meu coração se pareça com o de Jesus”; Dia 27, subtema: “A fé busca compreender”; Dia 28, subtema: “A missão da igreja no mundo”; Dia 29, subtema: “A comunhão na oração”; Dia 30, subtema: “Os sacramentos da vida”; Dia 31, subtema: “Anunciar a Jesus com as obras”.

No 1º dia de fevereiro, as atividades terão como subtema: “Jesus nos chama e nos envia”; No dia 2, subtema: “Iluminados e purificados pelo Coração de Jesus”, a programação festiva começará às 05 horas com alvorada; às 06 horas, vigília; a partir das 16 horas, lavagem do templo pelas baianas e concurso de mascarados; às 18 horas, Ângelus na Rádio Independente; às 20 horas, novena e missa do Apostolado da Oração.

No dia 3, subtema: “Reconhecidos pela unidade com Jesus”. Às atividades serão reiniciadas às 05 horas com alvorada festiva, às 6h, vigília, às 20 horas, encerramento do novenário com missa. Em seguida shows musicais na Praça com Asas Livres e Guig Guetto. No domingo, dia 4, às 5 horas, alvorada, e em seguida, às 06 horas, vigília, às 09 horas, missa dos idosos e doentes, e as 17 horas, missa campal com procissão pelas principais ruas da cidade. A festa é uma realização do Conselho Paroquial e o padre Rodrigo Pinheiro, com apoio da comunidade católica ichuense.