De acordo com o Inmet-Instituto Nacional de Meteorologia a principal atuação do fenômeno se dará pelo interior do País, abrangendo áreas do Centro-Oeste e Sudeste e continua pelo menos até essa sexta-feira (10 de novembro).
Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias.
As temperaturas ficaram acima da média histórica nos meses de julho a outubro, reflexo dos impactos do fenômeno El Niño (aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Equatorial), que tende a favorecer o aumento da temperatura em várias regiões do planeta.
Além disso, outros fatores têm contribuído para a ocorrência de eventos cada vez mais extremos, como o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos.
A prefeitura de São Paulo vai montar dez tendas distribuídas pela cidade para entregar água e frutas à população vulnerável em dias de calor intenso. A previsão para os próximos dias é de que os termômetros ultrapassem os 36 graus Celsius (ºC), além de índices de umidade abaixo dos 30% nas horas de maior calor. O serviço, que funcionará das 10h às 16h, começa a ser oferecido nesta sexta-feira (10).
Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a ação é ativada quando a temperatura na capital atinge 32 ºC, ou sensação térmica equivalente. Além do atendimento nas tendas, os agentes do município vão incentivar que as pessoas procurem a rede de acolhimento para se abrigar do sol, se hidratar e se alimentar. Uma ambulância ficará à disposição para atendimento.
Áreas afetadas pela onda de calor:
-- Araçatuba
-- Araraquara
-- Assis
-- Bauru
-- Campinas
-- Campo das Vertentes
-- Central Mineira
-- Centro Goiano
-- Centro Norte de Mato Grosso do Sul
-- Centro-Sul Mato-grossense
-- Jequitinhonha
-- Leste de Mato Grosso do Sul
-- Leste Goiano
-- Marília
-- Metropolitana de Belo Horizonte
-- Nordeste Mato-grossense
-- Noroeste de Minas
-- Noroeste Goiano
-- Norte de Minas
-- Norte Mato-grossense
-- Oeste de Minas
-- Pantanais Sul Mato-grossense
-- Piracicaba
-- Presidente Prudente
-- Ribeirão Preto
-- São José do Rio Preto
-- Sudeste Mato-grossense
-- Sudoeste de Mato Grosso do Sul
-- Sudoeste Mato-grossense
-- Sul Goiano
-- Sul/Sudoeste de Minas
-- Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba