Pedro Oliveira

Natal Luz de Coité é maior evento do gênero na Bahia

Este ano, o tema da festa será "A travessia do Natal"


Natal em Coité

Em sua 3ª edição consecutiva, o Natal Luz de Conceição do Coité, vem se consolidando como o maior evento do gênero na Bahia. De 17 de novembro a 06 de janeiro, as ruas da cidade da Rainha do Sisal estarão em clima natalino, tomadas por decorações, luzes e atrações que irão emocionar visitantes e os filhos da terra.

Este ano, o tema da festa será “A travessia do Natal”, e terá 51 dias de duração. Quem já visitou a cidade nesta época do ano, voltará a se emocionar com os encantos da magia, proporcionado por um espetáculo de luzes, cores e sons, na área comercial da cidade, onde as apresentações artísticas da Trupe de Natal são realizadas.

Segundo fontes da comissão organizadora, o Natal Luz deste ano, narra uma travessia do Natal. Falará do Natal, da neve, dos bonecos de neve, tudo muito característico visto na Polônia, a terra de Nicolau. A história do bom velhinho e sua fábrica de brinquedos será musicalizada na avenida, pela visão caleidoscópica, cuja narrativa ocorrerá por três ângulos. Narradores distintos em momentos diferentes contarão a mesma história.

A programação que encanta todas idades, será realizada durante oito finais de semana, onde um novo espetáculo da Trupe por semana será apresentado, onde também a cada dia o elenco apresentará a história por um ponto de vista e de forma caleidoscópica (uma inovação na contação de histórias este ano).

A tradicional projeção mapeada também terá novidades, além de apresentações musicais na Praça da Matriz e na Praça Porcina Rosa. Durante a semana as crianças da rede municipal de ensino irão contar com uma programação artístico-cultural especial, mas o público em geral também poderá acompanhar.

O famoso trenzinho, este ano, virá com uma “cara nova”. Será o Bustour Natalino, que conduz o público para um tour na Vila de Natal montada na Avenida do Comércio. O carrinho da Vovó e do Vovô também serão mantidos! O projeto é direcionado para pessoas com baixa mobilidade e idosos. As luzes e ornamentações não serão concentradas apenas no Centro, e as entradas da cidade e principais praças também receberão um brilho especial. E, em mais um ano, os moradores dos distritos serão contemplados com transporte público para poder apreciar as noites encantadas do Natal Luz.

“Estamos muito orgulhosos de realizar o maior Natal da Bahia. São 51 dias de festa que movimenta nossa a economia e o turismo, além de fomentar a cultura, levando entretenimento para os coiteenses e visitantes, vindos de diversos lugares da Bahia e do Brasil, onde recebemos também diversas caravanas de todos os cantos do Estado. Fico muito feliz que o nosso Natal tenha se tornado referência e inspiração para cidades da nossa região”, conta Marcelo Araújo, prefeito.