Pedro Oliveira

Forrozeiro Hugo Luna é homenageado

O forrozeiro Hugo Luna “a majestade do forró, foi homenageado no último dia 1°, pela Câmara Municipal de Seabra, sua terra natal, com um título honorífico pelos relevantes serviços prestados ao município, através da sua importante obra no campo musical. O reconhecimento da importância do artista foi indicação do Conselho de Turismo, através da turismóloga Sirlene Rosa. A presidente da Casa, vereadora Rosilene Souza dos Santos contou que o título foi entregue durante sessão solene pelo vereador Kau Farias, no Plenário Joilson Sampaio Santos e prestigiado pelos demais vereadores, autoridades municipais e populares.

Escritor, poeta, músico com formação clássica e tocando oito instrumentos Hugo Luna começou a carreira muito cedo, aos 17 anos em Salvador, onde atuou nos conjuntos Labaredas (rock) e Os Elétrons, posteriormente transformado no famoso Chiclete com Banana. Funcionário aposentado do Banco do Brasil, Hugo resolveu mudar sua trilha musical para o forró devido a sua afinidade com o ritmo nordestino e a sua habilidade com a sanfona.

Com mais de uma dezena de discos gravados, duas coletâneas e um DVD, Hugo Luna anunciou que está preparando a gravação de um novo trabalho. Polivalente, ele tem livros lançados e, no palco, consagra-se pela performance com sanfona, guitarra, violão, piano, teclado, flauta, bandolim, entre outros instrumentos. Como interprete, além de forró, tem repertório romântico e também canta o clássico.

O ex-bancário e membro da Academia de Letras e Artes de Salvador, já recebeu diversos prêmios pelo trabalho na música, principalmente em São Paulo, onde já se apresentou oito vezes no Teatro do City Bank-Holis, sendo a última com a música “Baiano Grande”, de sua autoria. Participou de seis edições do Projeto Banco de Talentos realizado da FEBRABAN/SP entre 1998 e 2009. Em Salvador, participou ao lado de outros artistas, no Teatro Jorge Amado, do Projeto Grão de Música.

Hugo Luna Freire Sobrinho nasceu em 28 de julho de 1949 na cidade de Seabra, filho de Tito Luna Freire - primeiro prefeito eleito no município - e D. Alice de Souza Freire. Autodidata, Hugo Luna é multi-instrumentista, considerado um Showman no palco.