Pedro Oliveira

Tucano antecipa São João

A cidade fica na região sisaleira, a 250 quilômetros de Salvador

São João antecipado, Feira de Artesanatos de Couro e produtos da Agricultura Familiar, movimentarão no período de 16 a 18 de junho, os distritos de Caldas do Jorro e Tracupá em Tucano, na região sisaleira, a 250 quilômetros de Salvador.

Além de atrair visitantes e turistas de várias parte da Bahia e de outros estados, o triplo evento deverá aquecer, também, a economia local, com a geração temporária de empregos e renda, já que o mês de junho é sinônimo de alegria e de muita festa em todo a Bahia.

Os festejos juninos, no “Arraiá das Águas Quentes”, no distrito de Caldas do Jorro, deve ser um dos melhores nesta parte do estado. A programação que vem sendo organizada pela equipe do prefeito Ricardo Maia Filho, tem como atrações principais os cantores: Dorgival Dantas, Luan Estilizado, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Simone Mendes (ex-coleguinhas), Iguinho e Lulinha, Vitor Fernandes e as bandas Magníficos e Desejo de Menina. Irão se apresentarem também, artistas filhos da terra e da região.

Os ingredientes principais do antecipado São João do Jorro, são o carinho e alegria do povo tucanense que faz questão de receber bem os turistas e visitantes. O evento com grandiosa estrutura física e decoração típica da época – verdadeiro espetáculo de cores – e também serão disponibilizados para os participantes uma grande variedade de comidas e bebidas regionais. Outro atrativo é a queima de fogueiras, grupos folclóricos e muito xote, xaxado, arrasta-pé e baião. 

Com perspectiva de geração de negócios da ordem de R$ 200 mil, a Feira de Artesanato de Couro e produtos da Agricultura Familiar - a ser realizada na mesma data no distrito de Tracupá, as margens da BR-116 Norte -, teve sua primeira edição em 2011. O duplo evento que deverá reunir de 15 a 20 expositores, tem a força da produção do couro e dos produtos da agricultura familiar. Durante esses 12 anos, a feira com três dias de duração, envolve grupos produtores e empresários, contribuído para o crescimento da produção local, fortalecendo a cadeia produtiva e possibilitado a abertura de novos mercados.

O distrito de Tracupá se destaca a nível nacional como um dos maiores produtores de artefatos de couro, sendo a atividade responsável pela geração de renda para centenas de famílias. O empresário Silvio Santana da loja Santana Couro, além de ser um dos principais expositores e incentivadores da feira, disse que o evento se destaca pela sua importância para os moradores e comerciantes da comunidade.

O diretor comercial da Coopact, Adriano Ferreira, que esteve participando de um evento do segmento em Salvador, comentou que a atividade coureira, envolve a grande maioria dos moradores na fabricação de chapéus, cintos, bolsas, carteiras, sacolas, entre outras peças. “Hoje, a grande maioria das unidades são feitas em couro industrializado, adquiridos em outras regiões do estado e do país”, finaliza.