Cinema

Resenha exclusiva: "Air, A história por trás do logo"

Será que vale a pena ver?

Foto: Divulgação
Air ? A história por trás do logo

Confesso: Não entrei no cinema muito animado para assistir a “Air – A história por trás do logo”. Afinal, em resumo, é um filme sobre ... um tênis! Tudo bem que não é um tênis qualquer, é sobre um dos tênis mais vendidos do mundo, feito sob encomenda para um dos maiores, se não o maior, atleta de todos os tempos. Não é um produto qualquer, mas ainda assim uma história sobre um produto. E aí? Vale a pena?

O filme é comandado por Ben Affleck, que já dirigiu um ganhador do Oscar: “Argo” (Disponível no HBO Max) e aqui é coadjuvante, interpretando um chefão da Nike, Phil Knight e deixou o protagonismo para o amigo Matt Damon (lembram que essa dupla já ganhou um Óscar de roteiro por “Genio Indomável”, né?), que é Sonny Vaccaro, responsável por recrutar as estrelas que vão usar os tênis da Nike na temporada. No recorte temporal do filme, a divisão de basquete da empresa não é muito popular, ficando sempre atrás das concorrentes Adidas e Converse. Para virar esse jogo, a ideia é buscar uma jovem estrela em ascensão. Um tal de Michael Jordan, cuja mãe é interpretada aqui por Viola Davis.

Lembrei que não é tão raro assim um caso como esse, que conta os bastidores do lançamento de um produto. A pouco tempo assisti o interessante “Tetris” (Disponível na Apple TV+) e que conta a história da briga pelos direitos de lançamento do viciante joguinho, cujo desenrolar envolveu incidentes diplomáticos entre Estados Unidos, Japão e Rússia. Já em “Air” o foco é explorar os bastidores de toda a negociação para conseguir um jogador de basquete já quase decidido a assinar contrato com outra empresa. E aí começa a “correria”. A montagem aqui é o ponto forte, de forma dinâmica e acelerada, vemos o vai e vem dos responsáveis pelo projeto. O que é um desafio para o diretor, porque não se trata de uma aventura de cavaleiros e guerreiros de capa e espada e sim diálogos fechados na empresa, telefonemas, visitas à clientes, reuniões etc. Uma edição mais comum deixaria o filme inevitavelmente monótono.

A primeira cena já fisga o espectador de jeito, uma montagem rápida ao som de “Sultans of Swing”, do Dire Straits, estabelecendo a época em que se passa a história, um tempo mais divertido, colorido, com uma moda questionável e pessoas mais livres... os anos 80, onde ainda era necessário viajar longas distancias, usar o telefone fixo e o fax.

Parece um comercial de TV de 2 horas de duração? Às vezes, mas um comercial dos bons. Divertido, colorido, empolgante e muitas vezes edificante. Mesmo abordando a criação de um tênis e toda uma campanha de marketing, existe ali a criação de um mito, a construção de um verdadeiro herói do esporte, seja pela propaganda, produto, talento ou carisma (ou todos esses, claro). Isso é reforçado pela opção de não escalarem um ator para viver Michael Jordan, durante quase todo o filme o vemos como uma “entidade”, um “símbolo” ... até o momento em que uma montagem caprichada é apresentada, endeusando-o.

Como um bom produto de sucesso garantido “AIR – A história por trás do logo” rendeu muito bem nas bilheterias nos cinemas e chegou dia 12/05/2023 no streaming Prime Vídeo, uma ótima pedida. Sim, vale a pena.