BOQUINHA... e assim surgiu o mundo, texto de Lázaro Ramos e direção de Ridson Reis | Coletivo ½ Tempo, foi o espetáculo selecionado para o encerramento das apresentações de espetáculos do Projeto Pé de Feijão na quarta-feira e quinta-feira, dias 24 e 25 de maio de 2023. As apresentações acontecerão no turno da manhã e da tarde, com acesso livre e gratuito, às 9:30h e às 14:30h, no palco do Teatro Vila Velha.
O espetáculo faz parte do projeto que une arte, sociedade, educação e ações de acessibilidade; com foco na sensibilização artística de crianças e adolescentes, as atividades do projeto Pé de Feijão incluem o acesso gratuito a uma programação de espetáculos que acontecerão nos meses de março, abril e maio de 2023.
O projeto Pé de Feijão Arte e Educação tem o prazer de apresentar a peça "Boquinha, e assim surgiu o mundo", uma história cativante e envolvente que promete levar o público em uma viagem pelo lúdico e ancestral, explorando as diversas perspectivas da criação do mundo. A peça conta a história do pequeno João Vicente, que se depara com uma grande questão: como surgiu o mundo? Esse questionamento desperta a curiosidade do protagonista, levando-o a uma jornada de reflexões e descobertas.
Com uma provocação da professora, João Vicente é convidado a refletir sobre o universo, sua origem e as diversas possibilidades que existem para a criação do mundo. A partir de suas anotações e de um mergulho em seu próprio quarto, o garoto se depara com amigos mágicos que o ajudam a pensar sobre as múltiplas perspectivas que existem para essa questão. Embarcando em uma aventura que mistura imaginação, diversão e conhecimento, o público é convidado a refletir sobre a grandeza do universo e suas possíveis origens.
"Boquinha, e assim surgiu o mundo" é uma peça que une arte e educação em uma narrativa que emociona e instiga a reflexão. Com a direção de um experiente time de profissionais e o talento de jovens e promissores atores, o espetáculo é uma oportunidade única para que crianças e jovens tenham acesso ao teatro e a novas formas de aprendizado.
O espetáculo é convidado do Teatro Vila Velha como parte do Projeto Pé de Feijão-arte e educação, que começou em março, onde tivemos a apresentação do espetáculo Dandara na Terra dos Palmares, O Barão nas Árvores do coletivo DUO e no último mês dessa edição do projeto teremos a apresentação de BOQUINHA.... e assim surgiu o mundo.
O pé de feijão é uma realização do Teatro Vila Velha e conta com a produção da Baobá Produções.
O projeto tem patrocínio da Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
O Projeto Pé de Feijão-arte e educação
“Como foi sua primeira experiência no teatro? Você já foi ao teatro?” Essas perguntas norteiam a criação do Pé de Feijão, cujo objetivo é o de oferecer uma programação artística gratuita para o público infantojuvenil de comunidades periféricas e da rede pública de ensino da cidade. O projeto realiza um amplo trabalho de mediação cultural feito por uma equipe especializada, que através de etapas de seleção de públicos, comunicação, aproximação, envolvimento, informação de conteúdos e logística de acesso ao teatro, estimulam a apreciação da arte.
“Acreditamos que encontros entre arte e educação contribuem para a formação de uma sociedade mais sensível, humana, inteligente e diversa”, afirma Cristina Castro, idealizadora do projeto e coordenadora geral da “Padaria do Vila” (setor responsável pela criação e gestão de projetos e editais a serem executados no Teatro Vila Velha), e conta com a produção de Bergson Nunes através da Baobá Produções.
Constituído de apresentações de espetáculos de artes cênicas, do “Cantinho da Leitura”, espaço dedicado aos pequenos com livros infantojuvenis, espaço de relaxamento com aulas de yoga para crianças e espaço de jogos e brincadeiras, todos monitorados pela sua equipe de mediação; como diferencial desta edição, o projeto prevê ainda a apresentação de 16 sessões de contação de história em escolas, ONGs e espaços comunitários, durante os meses de março, abril e maio. A abertura da ação de contação de histórias será com a atriz, diretora e escritora, Cássia Valle.
"A importância desse projeto é o de levar a criança da escola para conhecer outros espaços, ele (o Pé de Feijão) leva a criança para outros ambientes que também são de educação, onde há cultura, onde acontece cultura, onde se aprende outros tipos de linguagem(...) ele trás uma perspectiva diferente para a criança, outras visões de mundo" disse Keliane Guedes, educadora da rede pública de Camaçari em depoimento sobre a experiência de sua escola na participação da primeira edição do projeto.
O Pé de Feijão em sua trajetória, conta com um público estimado de mais de 4000 crianças e jovens, e esperamos, nessa incessante busca por democratizar o acesso ao teatro, repetir o sucesso da primeira edição que aconteceu em 2016. Para aqueles profissionais que desejarem trazer suas escolas, ONGs ou instituições para participar do projeto, basta entrar em contato através do email mediacaoculturaltvv@gmail.com ou por telefone e whatsapp (71) 99275-1353.
Vila convida artistas baianos para programação cultural
O Teatro Vila Velha, realizador do projeto Pé de Feijão, Arte e Educação, é uma usina de produção teatral independente da Bahia: ponto de cultura, diversidade e revolução, que vem difundindo e fomentando projetos artísticos desde sua inauguração em 1964. Propulsor de ações relevantes para o desenvolvimento da cultura, o Vila está atento a diversos públicos.
Pensando na sustentabilidade na área da cultura e na necessidade de um teatro de qualidade, com conteúdo educativo voltado para o público infantojuvenil, o Vila convidou artistas individuais, grupos e coletivos especificamente baianos a participar de uma seleção pública. Um total de 6 obras artísticas (3 contações de histórias e 3 espetáculos de artes cênicas) para o público infantojuvenil foram chamadas para compor a programação do projeto, e cada obra apresentada ao logo do projeto terá sempre um sessão com interpretação simultânea em libras; estimulando desta forma oportunidades de trabalho aos artistas e técnicos das artes cênicas, a manutenção de pesquisas continuadas e a acessibilidade de pessoas surdas.
Formação de educadores e mediadores culturais
O Pé de Feijão, arte e educação, além de ter atividades voltadas para crianças e jovens, tem também ações voltadas para educadores e/ou mediadores de cultura. A primeira atividade aconteceu no último dia 04 de março, com o Workshop “Mediação Cultural Para as Infâncias”, ministrado por Poliana Bicalho. O evento contou com estudantes de Teatro, de Produção Cultural, profissionais da área e demais interessados em mediação cultural. As atividades formativas para educadores continuarão acontecendo uma vez por mês, com acesso livre e gratuito (mais informações @projetopedefeijao).