Começa nesta quinta-feira (18), em Salvador, o Ciclo de Cinema “Homenagem a Carlos Saura”, um dos cineastas espanhóis mais conhecidos internacionalmente. As exibições acontecem, com entrada gratuita, na Sala Walter da Silveira, nos Barris, com sessões também na sexta-feira (19) e nos dias 23 e 24 de maio, sempre às 18h30.
Na estreia, será exibido o filme "La Caza" (1965), e no dia 19, “Bodas de Sangre” (1981). Já no dia 23, será a vez de” Goya en Buerdos” (1999), e no dia 24, “Iberia” (2005).
A obra de Carlos Saura abrange mais de 60 anos e é marcada por suas pesquisas sobre os limites visuais e plásticos na sétima arte. O cinema, juntamente com a fotografia, o acompanhou em sua paixão por repensar a cultura tradicional espanhola e situá-la no presente enquanto projetava sua personalidade artística no futuro. Com a premiação do Goya de Honra em 2023, a Academia de Cinema concedeu um prêmio significativo ao trabalho de Saura, um cineasta que já alcançou um lugar indiscutível no meio cinematográfico.
O evento é uma realização do Instituto Cervantes Salvador, entidade oficial do Governo da Espanha na capital baiana, em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Ciclo de Cinema ‘Homenagem a Carlos Saura’
Datas e horário : Dias 18, 19, 23 e 24 de maio de 2023 - Às 18h30.
Local: Sala Walter da Silveira, Rua General Labatut, 27 - Barris
Quanto: Entrada gratuita
Programação
18 de maio, 18h30: La Caza (1965)
Sinopse: Três amigos e o jovem parente de um deles planejam desfrutar de um agradável dia de caçada em um campo de caça particular. Problemas pessoais e tensões entre eles surgirão até que o dia se torne um inferno, como reflexo da batalha que ocorreu no mesmo campo de caça durante a guerra civil.
19 de maio, 18h30: Bodas de Sangre (1981)
Sinopse: O drama de Lorca se funde com a beleza de um requintado balé flamenco para contar a triste história de uma noiva que, no dia de seu casamento, foge com seu amante - um velho noivo por quem ainda está apaixonada - e se torna objeto de perseguição de seu futuro marido e sua família.
23 de maio, 18h30: Goya en Burdeos (1999)
Sinopse: O famoso pintor espanhol Francisco de Goya, com mais de oitenta anos, está no exílio em Bordeaux com sua última amante e sua filha Rosário. Em seu leito de morte, ele recorda os melhores momentos da sua vida, como se fosse um passeio por sua obra.
24 de maio, 18h30: Ibéria (2005)
Sinopse: Baseado em Ibéria, a peça musical de Isaac Albéniz, este documentário acompanha os ensaios e apresentações dos bailarinos, coreógrafos, músicos e cantores, todos grandes artistas do mundo do flamenco contemporâneo.