Livros

Poeta e slammer Negafyah solta o verbo no Uma Quarta de FreePelô

Ela é poeta, mestra de cerimônia, produtora e ativista cultural

Foto: Divulgação
Poeta e slammer Negafyah

A performance gratuita da poeta e slammer Negafyah, no dia 17 de maio, às 14h30, no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, marca a segunda edição do projeto “Uma Quarta de FreePelô”, que realiza ações culturais e educativas com estudantes das redes pública e privada de ensino todas as quartas-feiras em pleno Pelourinho.

No “Uma Quarta de FreePelô” estudantes de 14 a 20 anos e seus professores visitam a Fundação Casa de Jorge Amado e em seguida assistem a apresentações artísticas no Teatro Sesc-Senac Pelourinho, sempre com o objetivo de expandir os horizontes culturais e estimular o gosto pela literatura  através do estímulo ao prazer da leitura, e a partir do contato direto com o texto literário, como com a poesia de Negafyah.

O Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia, e a Fundação Casa de Jorge Amado, em co-realização com o Sesc Bahia, são os promotores de “Uma quarta de FreePelô”, que além das ações formativas, e da visitação gratuita, disponibiliza uma van que faz o transporte dos participantes entre a Estação Campo da Pólvora de Metrô e o Pelourinho, no #BORADEMETRO para o Pelô. A iniciativa antecipa a FLIPELÔ - Festa Literária Internacional do Pelourinho, que acontece em agosto e conta com o patrocínio do Grupo CCR, por meio do Instituto CCR, na área de atuação da CCR Metrô Bahia.

As escolas e grupos de estudantes interessados podem agendar uma visita gratuitamente pelo site www.jorgeamado.org.br (formulário disponível na aba 'Serviços'). Para quem for sozinho ou em grupos menores, o agendamento não é necessário. A visita dura cerca de uma hora.

NegaFyah

Fabiana Lima é o nome civil da guerrilheira poética NegaFyah, que faz parte do importante grupo de poesia Resistência Poética. Vencedora de diversos Slams, representante baiana em torneios nacionais, Negafyah se destaca na cena do hip hop baiano, sendo uma jovem mestra da arte do Spoken Word.

Ela é poeta, mestra de cerimônia, produtora, ativista cultural, graduada em Enfermagem, criou a FyaBurn, uma marca de roupa streetwear, e é idealizadora e produtora do Slam das Minas-BA. Como artista da palavra, traz nas suas apresentações denúncias contra as violências expressas em seu cotidiano como racismo, machismo e sexismo, além de ter como principais características a expressividade corporal visceral. Conheça mais sobre o trabalho desta artista. https://www.youtube.com/watch?v=aJlnF3bhH40

De volta à escola - Oficina de Escrita e Performance Criativa

No dia 18 de maio, também às 14h30, será oferecida nas escolas visitantes, a Oficina de Escrita e Performance Criativa, desenvolvida e ministrada por Negafyah e  por Cristiane Santos, a Cris Omnira, poeta, pedagoga, educadora social, professora e integrante do Grupo Mawakana Experiências Educativas Afrocêntricas. As duas artistas oferecerão à comunidade a oportunidade de conhecer aspectos técnicos da atuação e de desenvolver a criação por meio da produção escrita e performática autoral.