Livros / Música

Fundação Garcia Dávila promove programação especial na FLIPF

Dentre as atividades estão contação de histórias, lançamento de livro, e apresentações artísticas

Foto: Divulgação
Fundação Garcia D?ávila

Entre os dias 4 a 7 de maio, durante a 4ª edição da FLIPF (Feira Literária de Praia do Forte), o Castelo Garcia D’ávila terá uma casinha na charmosa vila de Praia do Forte. Com uma programação exclusiva para participar desse evento, o espaço contará com diversas atividades para as crianças e também para os adultos, além de apresentações da Sinfônica Garcia D’ávila e projeto Forte Swing.

Em todos os dias da Feira, o stand localizado próximo a Praça da Alegria, vai vender livros da história da Casa da Torre, além de produtos personalizados da lojinha do Castelo. Também, o público infantil poderá se divertir com contações de histórias, brincadeiras e pinturas faciais. Para Geisy Fiedra, presidente da Fundação Garcia D’Ávila, é uma felicidade ser uma das atrações da Feira Literária. “Participar deste evento é muito importante para nós. A literatura estimula a criatividade, imaginação e a arte. E a Fundação, como uma Instituição que promove cultura e história, não poderia deixar de colaborar”.

Na quinta-feira (4), abertura da FLIPF, acontece o lançamento do primeiro livro infantil publicado pela Fundação Garcia D’ávila. A obra foi escrita por Marcos Medeiros, e de forma lúdica, narra alguns dos acontecimentos da história da Casa da Torre e a formação do Brasil. A partir desse dia, o livro estará disponível para compra na casinha da Vila e também no Centro de visitantes Castelo Garcia D’ávila, bem como as outras publicações que já são comercializadas normalmente.

Já na sexta-feira (5), será dia de se emocionar em dose dupla. Às 17h, a Orquestra Sinfônica Garcia D’ávila se junta ao projeto Forte Swing para uma apresentação no coreto da vila de Praia do Forte. Para a performance na FLIPF, foi preparado um repertório especial onde as crianças e adolescentes dos dois projetos poderão fazer uma aula pública em conjunto.

“A Sinfônica Garcia D’Ávila é um projeto que fomenta a arte, cultura e a música. A Fundação, com o patrocínio do Hiperideal e do Governo da Bahia, através do Fazcultura, pôde viabilizar que essas crianças e adolescentes, que estudam em escolas públicas, tenham acesso a aulas gratuitas de violino, violão, metalofone, piano, dentre outros. A coordenação musical é de Luciano Calazans e os professores são os músicos Luciano Afro, Nicodemos Figueiredo e Jocimar Moura”, comenta Geisy.

“Já o Forte Swing, é um projeto de percussão criado pelo professor Kiko e recebe patrocínio da Fundação Garcia D’Ávila, inclusive para a compra de instrumentos. Portanto, é uma satisfação enorme reunir as crianças e adolescentes dos dois projetos em uma apresentação conjunta na vila de Praia do Forte”, finaliza a presidente.

No sábado (6) e domingo (7), as atividades continuam no espaço da Fundação Garcia D’Ávila na vila. Contações de histórias, pinturas faciais infantis, desenhos para colorir e, claro, vendas de livros sobre a história e curiosidades da Casa da Torre.