Um dia de mergulho no Goethe-Institut Salvador-Bahia com uma programação gratuita e cheia de opções: assim será o “Dia de Portas Abertas”, que acontecerá no dia 6 de maio, sábado, das 12h às 17h.
O evento contará com uma série de atividades, incluindo exibição de filmes e vídeos, espetáculos, feira no pátio interno, apresentações musicais, oficina de modelagem 3D e criação, exposições, espaço realidade virtual, bazar de livros, além de aulas experimentais em alemão e jogos para estimular o aprendizado da língua.
Friederike Möschel, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, conta que os visitantes terão a oportunidade de se conectar com a instituição de muitas maneiras. “O Dia de Portas Abertas é uma oportunidade única para o público experimentar várias atividades artísticas e criativas, além da chance de explorar a língua e cultura alemãs em um ambiente acolhedor e descontraído”, afirma.
As atividades vão se dividir por espaços do Goethe-Institut Salvador-Bahia:
Teatro – O filme “Na Batida do Coração” (Into the Beat – dein herz tanzt, 2020), dirigido por Stefan Westerwelle, será exibido das 13h às 14h30. A história acompanha os dilemas de Katya, uma jovem bailarina clássica que descobre uma nova possibilidade na dança: o hip hop. Apaixonada pelo ritmo, ela precisa escolher se segue os passos dos seus pais no balé ou dedica-se à nova paixão.
Dois residentes do Programa Internacional de Residência Artística Vila Sul também vão promover atividades artísticas no Teatro do Goethe-Institut. O coreógrafo, bailarino, ativista e curador Raphel Moussa Hillebrand (Alemanha) propõe uma “Hip Hop Jam”, das 15h às 15h40. Já a coreógrafa e curadora Olivia Hyusin Kim (Alemanha/Coreia do Sul) apresenta o “Dançaokê”, das 16h às 16h40.
Pátio interno – Dois shows estão previstos na programação do Dia de Portas Abertas: a dupla musical Bárbara Leoa e Da Mata apresenta seu repertório das 13h às 15h. Já o cantor Elpídio Bastos assume os vocais das 15h às 17h.
A “Feira P.I.R.A 2023” levará para o pátio interno do Goethe-Institut uma variedade de comidas, plantas, impressos e artes. Estarão presentes as marcas Talo, Fornada, A Margem, Editora Girls, Ho Ho Plant, Tajá, Aviv Ateliê, JuCURA, Terrachá, Conversinhas Paralelas, Annia Rízia, Davi Caramelo, Meu Tortinho, Camila Alemany, Utrópica Joias, Timbó Marcenaria, Jurema Marcenaria, Raíssa Ribeiro, Arché e Luma Flores.
Galerias – Nas galerias, o público poderá conferir a exposição “No Tempo do Verso do Avesso”, da artista visual baiana Milena Oliveira. A mostra é um passeio por tramas, costuras e memórias, reunindo desenhos bordados, fotoperformance e instalação.
Além disso, na Galeria Pequena, o vídeo “Dor + Felicidade – Cultura da Resistência”, de Raphael Moussa Hillebrand, será exibido. Por um lado, o vídeo trata da luta em conflitos externos contra sistemas de opressão e exploração. Por outro, trata-se da luta interna contra emoções negativas, como inveja, dúvida e inércia. Os demônios internos que nos dominam se não cuidarmos bem de nós mesmos.
Praça do Cacau – Lisa C Soto (EUA/Gana), artista plástica e residente do Programa Vila Sul sob financiamento da KfW Stiftung de Frankfurt, promoverá, das 13h às 17h, interações no jardim do instituto. Ela conta que este será um momento de interação entre os participantes, conectados com plantas, jogos e instrumentos.
Como uma extensão da sua exposição em Gana, Lisa C Soto propõe uma reflexão sobre o conceito de heterotopia em esteiras de tecido. A artista integra o programa de três anos de parceria entre o Goethe-Institut Salvador-Bahia e a KfW Stiftung, intitulado “Rethinking the South – Repensando o Sul”.
Língua alemã – Entre as atividades, também se destacam as aulas experimentais em alemão, que permitirão aos visitantes ter uma primeira experiência com a língua. Serão dois horários de aulas na Sala 3: das 13h às 14h e das 14h às 15h. Não é necessário se inscrever previamente, as pessoas poderão entrar até a lotação das vagas.
Além disso, jogos interativos ajudarão a estimular o aprendizado e a prática da língua, das 13h às 17h, na Sala 1 do Instituto. Com uma seleção de aplicativos e jogos para todos os níveis e diferentes faixas etárias, os participantes poderão praticar a língua alemã no smartphone, tablet ou computador, interagindo com usuários do mundo inteiro pela comunidade “Deutsch für dich”.
Kreativlab – O Circuito Maker acontecerá ao longo do dia de programação, das 12h às 17h, no espaço KreativLab. A ideia é apresentar a cultura maker e os projetos que são desenvolvidos, sempre dedicados à inovação e criatividade. No Circuito, será possível conhecer os pilares do novo conceito do KreativLab, que mistura dinâmicas interativas, pensamento criativo, tecnologia e sustentabilidade. Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de conhecer projetos tecnológicos, participar de mini oficinas e atividades práticas que estimulam o pensamento fora da caixa.
Ali, também acontecerá a Oficina de Modelagem 3D e Criação, das 13h às 14h30. As pessoas participantes vão produzir chaveiros sustentáveis com designs únicos, a partir do uso de software de modelagem 3D. Quem acompanhar a oficina aprenderá princípios de design em 3D, utilizando materiais biodegradáveis, como garrafas PET e papelão.
Já a exposição “Transformação” poderá ser conferida no KreativLab das 12h às 17h. O público conhecerá móveis originais produzidos a partir de material plástico descartado no lixo. Será possível conhecer as etapas de produção das peças, desde a seleção do lixo até o mobiliário pronto.
No Espaço Realidade Virtual, das 12h às 17h, os óculos de realidade virtual permitirão que os visitantes conheçam o universo do ambiente virtual e metaverso, através de tours em museus e jogos imersivos, também conhecendo mais da cultura alemã.
O KreativLab também receberá Contadores de Histórias para o público infantil, em língua alemã e brasileira, utilizando recursos lúdicos para interagir com as crianças, como música, fantoches e teatro. Além disso, um bazar de livros estará à disposição do público, com preços acessíveis.
É um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Conta com uma programação cultural que organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais, visando a apresentação da cultura alemã no exterior e o intercâmbio intercultural.
Seus cursos são complementados por workshops e seminários para professores e dispõe de programas de exames de certificação de alemão. Atualmente dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.