A editora Nova Fronteira, casa de grandes autores nacionais, como Carlos Heitor Cony, Ariano Suassuna, Nelson Rodrigues, Alberto da Costa e Silva, Evanildo Bechara e o próprio Rubem Fonseca (1925-2020), reedita em abril mais um famoso título do mestre da literatura policial no Brasil: “O Caso Morel”. Com novo projeto gráfico particularmente convidativo, o primeiro romance de Rubem Fonseca conta agora com prefácio inédito de Mateus Baldi e retoma o posfácio do jornalista Sérgio Augusto, que trata da recepção do livro em 1973. Acesse aqui.
“O Caso Morel” apresenta Paul Morel, um artista de vanguarda que está preso pela suspeita de assassinato de uma de suas namoradas. Um dia, ele recebe a visita do ex-delegado Vilela, que o auxilia a escrever o manuscrito de um romance confessional ou biografia malograda. Logo, Vilela passa a enxergar semelhanças entre a vida do artista e a sua própria.
Ao abordar temas já discutidos em seus contos, como a arte, a moral, a marginalidade, o sexo, a cidade em que transitam seus personagens, Fonseca reforça neste romance de estreia sua escrita instigante e irreverente, que fez história no cenário da literatura brasileira e por certo contribuiu para o sucesso de público e crítica de boa parte de seus títulos, tais como Agosto, Lúcia McCartney e Feliz Ano Novo.
No prefácio, o jornalista e escritor Mateus Baldi dialoga com o leitor a respeito da maneira paradoxal com que o autor construiu seus personagens, principalmente devido ao contexto histórico da Ditadura Militar em que o livro foi publicado. “Havia naquela prosa algo de cortante, mas não só: um caráter explícito de denúncia trazia para o centro do palco tudo que ocorria diante de nossos olhos. [...] A matéria da realidade transformava-se em força literária, [...] um experimento híbrido que potencializa a literatura nas suas mais diversas formas”, detalha ele.
O Caso Morel faz parte da reedição de toda a obra de Rubem Fonseca pela Nova Fronteira. O designer Daniel Trench assina a nova identidade visual da coleção, que teve como inspiração os antigos letreiros das ruas do Rio de Janeiro, cenário de boa parte das histórias fonsequianas. O primeiro livro a ser reeditado com o novo projeto gráfico, O Cobrador, já está disponível para os leitores nas livrarias físicas e virtuais de todo o país. Acesse aqui.
Ficha Técnica
O Caso Morel, Rubem Fonseca
200 páginas / R?69,90
ISBN: 9786556401966
Editora Nova Fronteira/Ediouro Publicações