O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), gerido pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa) realiza no dia 28 de abril, às 9h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), o IV Festival de Contação de História do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia: 100 anos de Betty Coelho.
“A homenageada era uma pedagoga e contadora de história destacada como pioneira nesse ramo, tendo uma relevante atuação profissional, por isso, destacou-se sua atuação com a prática da ludicidade e sua relação com o público infantojuvenil”, explica Tamires Conceição, titular do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.
A escritora, famosa pela sua forma de contar histórias, Maria Betty Coelho Silva, formou gerações de contadores de histórias, com seus cursos e oficinas. Ao longo de sua trajetória deixou um legado com títulos como “Foi Um Dia, Um Dia Foi”, “A Menina Avental” e “O Galo Cantou e Ninguém Sabia Onde…”, que são contados até hoje para o público infanto juvenil.
O evento se inicia com homenagens para Betty Coelho e segue com uma mesa redonda sobre “A Arte de Contar História”, com a participação dos convidados Marcelo Souza, coordenador da Biblioteca Municipal Ernesto Simões Filho e as bibliotecárias Cátia Fernandes e Zelia Palmeira. Já no segundo momento, no setor infantil da BIML, acontece a contação de história da autora Betty Coelho e oficina literária.
Programação
Durante a tarde, no auditório, acontece uma oficina de recursos para contação de história. No setor infantil, o público pode participar da contação de história “Outros Contos Africanos”, logo após, a autora Patrícia Prisco participa da roda de contação de história, e na sequência, a escritora Maria Goodwi realiza o bate papo “Contar história: uma arte sem idade”.
Ainda na programação, no teatro acontece muita contação de história com a equipe da Biblioteca de Extensão (BIBEX), a arte educadora Suzanna Turibio, autora de “Cores e Corpos - Baralho de História”, e com a escritora Márcia Mendes, com textos de Betty Coelho. A camerata da OSBA finaliza o evento com um repertório diversificado incluindo músicas infantis.