Livros

Romance premiado será lançado em Salvador

Vencedor do Prêmio Kindle de Literatura, o livro A Filha Primitiva terá no lançamento a presença da autora

Foto: Rogério Fernandes
Vanessa Passos

Livro vencedor da 6ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, concorrendo com mais de 2.400 obras, A filha primitiva será lançado no dia 19 de abril, às 18h, na Livraria LDM  do Shopping Paseo, no Itaigara.

O romance é uma história sobre amor e raiva, futuro e ancestralidade, violência e perdão. A cearense Vanessa Passos, que já publicou um volume de contos, reflete em seu primeiro romance sobre a ideia romantizada da maternidade, mas também fala em violência contra a mulher e racismo.

O livro curto, com uma linguagem crua, concisa e impactante, tem como protagonista uma mulher que não consegue acessar seu passado, e já encantou um time de escritoras: Natalia Timerman, Carola Saavedra, Giovana Madalosso, Andréa del Fuego, Marcela Dantés e Nara Vidal. No lançamento da próxima semana, Vanessa Passos vai autografar o livro e conversar com o público sobre a obra, com mediação de Yara Fers.

Ambientada em Fortaleza, A filha primitiva traz uma linhagem de mulheres sem nome unidas pelo destino, mas separadas pela dor, pelo abandono, pela fé e pelo ceticismo. Segredam entre si quem são — a avó, mulher negra, esconde de sua filha quem seria seu pai; a filha, branca, luta para sobreviver, escrever e rejeita a maternidade que lhe foi imposta; a neta recebe a raiva da mãe e já nasce sentindo a dor de ser mulher.

“O silêncio foi uma palavra-chave para a investigação do livro. Perceber que o silêncio na história das mulheres só fomenta a violência”, explica a autora. O livro é uma ficção imersa na crueza da linguagem e calcada no real que transforma a história em grande literatura. A edição que chega agora às livrarias pela editora José Olympio conta com texto de orelha de Giovana Madalosso, finalista do Prêmio Biblioteca Nacional e do Prêmio São Paulo de Literatura, e posfácio de Natalia Timerman, finalista do Prêmio Jabuti.

Vanessa Passos é doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e cursa pós-doutorado em Escrita Criativa na PUCRS, sob orientação do Luiz Antonio de Assis Brasil.

Autora de A mulher mais amada do mundo (Luazul, 2020), seus contos já venceram diversos concursos literários e foram selecionados para participar de antologias. É idealizadora do Programa Formação de Escritores e do Curso 321escreva, além de produzir eventos literários. Pintura das Palavras, sua rede social de promoção de escrita criativa, alcança milhares de pessoas, desde profissionais até aspirantes a escritores. A filha primitiva, ganhador da 6ª edição do Prêmio Kindle, agora publicado pela Editora José Olympio, é o seu romance de estreia.