A Fundação Casa de Jorge Amado anunciou que a homenageada na sétima edição da FLIPELÔ, que será realizada em 2023, é Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi! Autora de nove livros que registram para posteridade o saber ancestral das religiões de matrizes africanas,
Mãe Stella de Oxóssi é ganhadora de muitos prêmios e ocupou a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia.
Em 2005 recebeu os títulos de Doutor Honoris Causa das Universidades Federal e do Estado da Bahia. Jorge Amado guardava grande respeito e amizade por Stella de Oxóssi, proclamando-a como irmã e a admirava como escritora e como uma das maiores ialorixás do candomblé na Bahia.
Como muitos que tiveram o privilégio de partilhar de sua convivência, reconhecia Mãe Stella de Oxóssi como uma verdadeira guardiã dos mistérios da Cidade da Bahia. Com alegria, a Flipelô 2023 anuncia sua homenageada como um presente celebrando os 474 anos de Salvador – a Cidade da Bahia.
"Stella de Oxossi, minha boa irmã [...] a yalorixá, sobe a aurora dos santos, levanta a bandeira dos orixás. Salve Mãe Stella de Oxossi em seu trono de Axé Opô Afonjá."
Jorge Amado
"O que a gente não escreve o tempo leva…"
Mãe Stella de Oxóssi