O guarda-chuva é um símbolo de proteção. Tem gente que não sai sem ele nem quando está fazendo sol. Algo que é tão importante, que virou livro: o lançamento da editora Melhoramentos, para crianças, é O Guarda-Chuva Azul. Um “personagem”, na verdade, usado para falar sobre empatia, diversidade, união e amor.
A história começa com uma simpática garotinha que vai atender a campainha. Abre a porta, não há ninguém. Mas ela encontra um guarda-chuva azul. Há um bilhete também, que não explica quem deixou a surpresa; tão pouco a criança se pergunta quais seriam os motivos.
A menina, mesmo com tempo firme, saiu e resolveu levar o presente, “por garantia”. E, de fato, choveu. Mas ficar sequinha foi a menor das vantagens obtidas com o guarda-chuva azul.
É que neste guarda-chuva cabe todo mundo: a mãe, o senhor de turbante, o homem de tranças, a avó, os netos, a senhora de cabelo rosa, os cães. Ele vai abrigando como o amor, que não tem tamanho. Todos juntos, debaixo da mesma proteção azul. E todos que iam chegando encontravam amparo.
Desta forma, as pessoas que o usaram, naquele dia, encontraram mais do que uma simples proteção. Elas compartilharam algo de fato extraordinário. Viver em sociedade significa demonstrar solidariedade.
Um livro, com imensa sensibilidade, que vai ajudar as crianças a entenderem sobre a empatia e fazer um alerta para os adultos.
Ficha técnica:
Obra: O Guarda-Chuva Azul
Autora: Emily Ann Davison
Ilustradora: Momoko Abe
Número de páginas: 32
Altura: 26 cm
Largura: 25 cm
ISBN: 978-65-5539-524-2
Preço sugerido: R? 39,90
Emily Ann Davison trabalhou com crianças pequenas por muitos anos antes de, finalmente, realizar seu sonho de infância e começar a escrever. Quando não está escrevendo livros ilustrados, ela pode ser encontrada dedilhando o piano ou se ocupando de algum projeto de incentivo à leitura na escola primária local. Emily vive em Kent, Reino Unido, com a filha e o marido.
Momoko Abe é uma ilustradora autodidata que vive em Londres. Ela cresceu no Japão e se mudou para o Reino Unido para estudar cinema. Além de sua paixão por livros infantis, Momoko ainda trabalha na indústria de TV e cinema. Ela foi selecionada para o Prêmio World Illustration em 2019.