A alegria do folião volta a reina nesse fim de semana, sábado e domingo (18 e 19), com o retorno do Sertão Folia, carnaval fora de época na cidade de Tucano, na região sisaleira a 270 km de Salvador.
A festa momesca como dois dias de muita animação, faz parte das comemorações alusivas aos 186 anos de emancipação política e administrativa do município que transcorrerá no dia 21, com vasta programação sociocultural. Pela manhã, haverá 2ª Corrida Oásis do Sertão e ato político. À tarde, festival cultural com programação infantil, teatro, dança, manifestações culturais nativas e atrações musicais.
O Sertão Folia já faz parte do calendário dos grandes eventos do município e a cidade se prepara para receber os milhares de visitantes e turistas provenientes de várias partes da Bahia. Por ser um evento que se realiza há anos, a festa contribui para a movimentação economia local, ao aquecer os setores da hotelaria, restaurantes, bares, supermercados, entre outros segmentos.
Após um hiato de dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19, a Micareta vem sendo aguarda com muita expectativa por parte dos foliões local e regional. A abertura do evento, será feita no sábado, pelo prefeito Ricardo Maia Filho. No primeiro dia da festa, a animação ficará por conta de Psirico, Timbalada, Filhos de Jorge, Edcity e Oh Proibido. No domingo, será a vez de Léo Santana, Jammil, La Fúria, Oh Polêmico e Axé & Beijo, de levarem os foliões ao delírio.
A prefeitura montou também, um plano estratégico para garantir os serviços de assistência à saúde de quem vai curtir e trabalhar no evento. O Posto de Saúde contará com atendimento médico e com uma ambulância de prontidão, além de apoio de uma unidade da SAMU. Haverá também, fiscalização sanitária na praça de alimentação e distribuição de preservativos no circuito da festa, com o objetivo de promover mais proteção.
Como forma de garantir a ordem na cidade, o evento, contará com um efetivo de mais de 300 homes, envolvendo as corporações das polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Segurança Privada. O objetivo dessas unidades é garantir a diversão saudável dos frequentadores e o sucesso da festa. Para ter acesso ao corredor da folia, as pessoas passarão por revistas e detectores de metal, nas barreiras instaladas pela Polícia Militar.
A montagem de camarotes, posto de saúde, praça de alimentação, espaços de ambulantes e instalação de banheiros químicos, no circuito da festa, vem sendo inspecionado por prepostos da prefeitura, para que a festa transcorra de forma ordenada, evitando assim, transtornos no momento da passagem dos trios elétricos e foliões.