Cidade de Tucano (BA)
Com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, encerra nesta segunda-feira (27), as inscrições para a participação da 6ª Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada no dia 8 de março no auditório da Escola Zélia de Brito, na cidade de Tucano, região sisaleira. O evento visa identificar prioridades locais e estimular a diretriz de participação da comunidade na saúde na etapa da 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Essa etapa municipal é base para o planejamento ascendente do Sistema Único de Saúde – SUS, sendo responsável pela elaboração de propostas e eleição de delegados que irão para as etapas Estadual e Nacional. Além disso, a conferência deve promover amplo diálogo com os segmentos de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço, a partir do regimento da conferência.
“Nossa missão é ter o compromisso com a defesa do SUS, com as deliberações da conferência, bem como com os debates em torno do tema central da 17ª Conferência Nacional de Saúde. A saúde é um dos pilares primordiais do nosso município e, por isso, fortaleceremos os debates sobre o aprimoramento do Sistema Único de Saúde”, ressaltou a Secretária de Saúde, Denise Correia.
Segundo levantamento feito no município, nos últimos dois anos de gestão do prefeito Ricardo Maia Filho, a saúde de Tucano, segue evoluindo consideravelmente seus principais indicadores ligados à prestação de atendimento à população. Em 2020, o índice era de 2,85. Saltou para 7,99, o que representa uma evolução de 14 para 48 mil cadastros.