Carnaval / Cidade

Salvador tem dia de carnaval com chuva e o tapete branco do Gandhy

Ventos fortes e muita chuva, no penúltimo dia de carnaval

O penúltimo dia de Carnaval no circuito Dodô (Barra/Ondina) reservou diversas surpresas para o público que foi conferir as atrações gratuitas com apoio da Prefeitura e os blocos já tradicionais da festa que desfilam nesta segunda-feira (20 de fevereiro).

Os fortes ventos na região da orla derrubaram parte da estrutura superior do palco montado para o Carnaval no bairro da Boca do Rio. As apresentações da noite foram canceladas.

Mesmo com a chuva no início da tarde, os foliões seguiram em clima de festa pelas ruas da Barra e Ondina.

Uma das primeiras atrações a passar pelo circuito foi o cantor Bell Marques, que arrastou uma multidão no comando do bloco Camaleão. O artista lembrou músicas que fazem parte da história do Carnaval da Bahia, como “Diga Que Valeu” e “Não Vou Chorar”.

A primeira apresentação da tarde foi da banda Kart Love.

Os Afoxés Filhos e Filhas de Gandhy fazem parte das atrações que farão a alegria dos foliões no circuito, que tem uma das vistas mais bonitas de Salvador. Assim como milhares de outros foliões presentes no circuito, Manoel da Silva Oliveira, 62 anos, estava ansioso pela passagem do Afoxé Filhos de Gandhy, bloco em que o vigilante desfila há mais de três décadas.

“Eu desci dez anos no Apaches do Tororó e tenho 38 anos desfilando no Gandhy. Este ano eu saí na quinta com o Alerta Geral, no domingo no Gandhy, e hoje estou aqui esperando o tapete branco novamente. Amanhã minha festa continua aqui na Barra”, contou entusiasmado.

O promotor de vendas Wagner dos Santos está aproveitando as atrações do circuito Dodô desde o primeiro dia oficial da folia na Bahia acompanhado da família. “Estou achando ótimo. Este ano, com certeza, é o melhor Carnaval que Salvador já teve. Já estou com saudade”, relatou.

A corretora de seguros Silvana Cerqueira, 41 anos, afirmou que está curtindo cada segundo até o encerramento da folia. “Sexta-feira foi meu aniversário e ali eu já comecei a curtir. Estava com saudade antes e agora estou já esperando o Carnaval de 2024”, ressaltou.

Outras atrações do circuito, nesta segunda-feira: Xanddy Harmonia, Durval Lelys, Armandinho, Carla Cristina, Daniela Mercury e diversas atrações.

Nessa terça-feira (21), a folia também continua no circuito Dodô com Ivan Huol, Juan e Ravena, Bell Marques, Alice Morais, Babado Novo, Bailinho de Quinta, Luiz Caldas e mais 18 grandes atrações.

Arena do Samba

Ignorando a chuva que caiu em Salvador, um desfile de representantes do samba duro, do samba de roda e do pagode baiano fez a festa de quem decidiu curtir um Carnaval mais direcionado ao ritmo matriz da música popular brasileira.

Entre as atrações na Arena do Samba, palco montado na Praça da Cruz Caída, nomes como Diumbanda, ex-Cia do Pagode, Uns Kamaradas e o Batifun.

“Gostei bastante desse espaço, e acredito que seja uma ótima opção para famílias e para o pessoal que prefere uma festa mais tradicional”, assegura a aposentada Genivalda Santos, de 67 anos, que veio direto de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, para prestigiar a folia dos palcos temáticos do Centro Histórico de Salvador.

Enquanto aguardava a hora de subir ao palco, o músico Neném do Cavaco, de 36 anos, vocalista do Samba Caldeira, disse acreditar que a diversidade e o público cativo fazem o sucesso do palco.  

A festa Arena do Samba nesta segunda-feira tinha programados os shows de Samba Canjerê, Samba de Chinela, dentre outros. Nesta terça-feira (21), último dia de folia, a festa ficará por conta de Samba Cheque, Marquinhos do Cavaco, Cristine Cardoso, Pagode do Amaral, Gera Samba e Cafuné.

Axé Pelô

Para quem estava em busca de uma folia mais amena, uma boa pedida foi o palco Axé Pelô, localizado no Largo de Tieta, no Pelourinho. Lá, a festa é certa para famílias, idosos, pessoas com deficiência e todo mundo que quer um espaço mais sossegado.

O espaço traz, desde domingo (19), atrações que contam um pouco da história da axé music, com um repertório sobretudo dos anos 1980 e 1990, trazendo sucessos como Requebra, Melô do Tchan, Selva Branca e Prefiro de Verão, dentre outros.

E foi justamente atrás desse clima mais tranquilo e familiar que a comerciante Adalgisa Santana, de 53 anos, veio curtir mais um dia de Carnaval no palco Axé Pelô. "A família preferiu vir curtir neste espaço, que é mais tranquilo e gostoso. Lugares assim podem ajudar ainda mais na revitalização do Centro Histórico, atraindo cada vez mais pessoas para a festa", disse.

Acompanhado de esposa, filhos e de um cachorrinho, o empresário Neylon Fróes, de 32 anos, também preferiu aproveitar a folia num espaço longe da correria da Avenida. "É uma iniciativa fantástica, e ao ver tanta organização, cheguei a pensar que fosse uma festa privada. Isso é muito importante, pois essa tranquilidade e ambiente familiar é indispensável para tornar lugares como este propícios para toda a família”, afirmou.

O local oferece um amplo espaço para apresentações, com capacidade para até 1,5 mil pessoas, cercado por um complexo de bares, restaurantes, galerias de arte e espaços culturais que já funcionam no local e que estão mobilizados para a realização do evento. Há também a estrutura de segurança pública da Polícia Militar, da Guarda Municipal e de um reforço de segurança privada em todo o espaço.

Já passaram pelo local nomes como Gerônimo Santana, Paulinho Boca, Wil Carvalho, Filhos de Jorge, Juan e Ravena, Jefinho, Guga Meyra, Sarajane, Claudia Assis, Elaine Fernandes e Prefixo de Verão.

Confira a grade de atrações do palco Axé Pelô para a terça-feira (20):

-- 16h30 às 17h30 – Cid Guerreiro
-- 18h às 19h – Nadjane
-- 19h30 às 20h30 – Carla Cristina
-- 21h às 22h – Cátia Guima
-- 22h30 às 23h – Dammys
-- 00h00 à 01h00 – Carla Visi

Mudança do Garcia: irreverência e protestos
Foto: Alfredo Filho

Mudança do Garcia

Os bloquinhos que compõem a Mudança do Garcia passaram na tarde desta segunda-feira, pela passarela Nelson Maleiro, no circuito Osmar (Campo Grande).

O evento, além da alegria característica dos foliões, é marcado todos os anos por protestos que propõem a reflexão política e social do país, arrastando centenas de participantes.

Neste ano, a Mudança do Garcia trouxe a palavra ‘Democracia’ como destaque quase que onipresente entre os blocos, além de homenagear Osmar Macedo, um dos criadores do trio elétrico, que completaria seu centenário neste ano.

O movimento também contou com diversos cartazes e faixas com reivindicações para melhoria de diversas áreas, a exemplo da educação. Mas, como não pode faltar animação, a Mudança veio embalada por diversos grupos e artistas de samba, percussão, pagode e outros ritmos.

Apaixonada pela Mudança do Garcia, Gildete Brasil, 70 anos, participa há quatro décadas do movimento. Moradora de Massaranduba, ela contou que a Mudança é a atração do seu coração. “Eu acho uma boa porque a Mudança propõe que todos possam trazer suas reclamações. E elas são justas. Por que não dar visibilidade? Dá para se divertir e protestar com respeito sempre fazendo a nossa parte. É um espaço democrático para o povo”, reforçou.

Moradora de Brotas, Érica Santos aproveitou para reunir a família e os amigos na festa. Ela afirmou que participa do movimento há oito anos e que o desfile da Mudança do Garcia é o espaço mais democrático da folia. "Meu protesto este ano é pela paz. Espero que todos possam brincar no Carnaval em segurança e com respeito, sem medo", contou.

O último dia de Carnaval (21) no circuito Osmar promete. Quem abre a programação do dia com toda a irreverência que o povo baiano tem são as bandas Samba do Pretinho e Vamos Nessa. Depois o público vai poder conferir MR Galiza, Olodum, Mudei de Nome, Durval Lellys, Saulo, Psirico e muito mais.

A folia também continua no circuito Dodô (Barra/Ondina) com Ivan Huol, Juan e Ravena, Bell Marques, Alice Morais, Babado Novo, Bailinho de Quinta, Luiz Caldas e mais 18 grandes atrações.