O empreendedorismo feminino está ganhando cada vez mais força no mercado e, na literatura, não é diferente. A portuguesa Ana Cristina Rosa narra suas experiências como uma empreendedora sem fronteiras após ter feito a transição do jornalismo para o empreendedorismo retratada no livro “Empreender sem Desculpas”, publicado no Brasil pela Editora DvS.
Com o lançamento programado no Brasil para fevereiro de 2023, o livro aborda, com um tom bem humorado e pessoal, os bastidores de derrotas que precedem o sucesso, trazendo também um conhecimento técnico sobre dez perfis de empreendedores presentes no mercado para que as pessoas se espelhem ou não.
A obra será lançada em Porto Alegre (RS) na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country no dia 09/02 com a presença da autora. Em São Paulo (SP), o lançamento está previsto para 16/02, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional e contará com um evento de networking coordenado por Ana Cristina Rosa.
O foco do livro é apresentar questões inspiracionais e aprendizados por meio da própria experiência, para que futuros empreendedores possam começar no ramo de forma cada vez mais eficaz, evitando armadilhas que já são conhecidas por quem é mais experiente.
O Brasil é o sétimo país com mais empreendedores do mundo, de acordo com o último levantamento da GEM (Global Entrepreneurship Monitor) divulgado em 2021. Foram registrados 14 milhões de novos empreendedores no país no ano em questão, contra nove milhões em 2020. Ao todo, são 43 milhões de pessoas que cuidam do próprio negócio.
“Em 2011, criei a minha empresa para ajudar pessoas na transição de carreira e comecei a trabalhar em Portugal. Em 2017, migrei para o digital e estruturei meu primeiro programa online, quando percebi que as fronteiras para compartilhar o conhecimento e debater ideias não existiam mais”, comenta Ana Cristina Rosa, mentora de empreendedores e criadora – juntamente com James McSill – do Storytelling4Business, o primeiro projeto em Portugal de storytelling para negócios.
Cruzando fronteiras
Nesse universo, a autora busca ampliar a visão do empreendedor brasileiro para enxergar um negócio que cruza fronteiras, trazendo Portugal como porta de entrada da Europa, um dos países que mais cresce na região. Além disso, Rosa é entusiasta do empreendedorismo digital e foi pioneira na divulgação do Metaverso em Portugal. Rosa enxerga o empreendedorismo digital como uma forma de ir além do próprio país.
“O digital abriu possibilidades infinitas para criarmos negócios em qualquer parte do mundo. Vivemos, hoje, em um mundo sem limites geográficos, já não há mais espaço para pensar pequeno. Quando criamos um negócio, temos que pensar globalmente, e nada melhor do que nos inspirarmos no exemplo de quem já o fez”, comenta a empreendedora.
O Brasil está muito à frente do empreendedorismo. Em outubro de 2022, segundo um levantamento realizado pelo Sebrae, somente os microempreendedores (MEIs) gerariam cerca de R$140 bilhões até o final de 2022. Isso resulta em uma injeção de R$11 bilhões feita todos os meses por esses trabalhadores, demonstrando a importância do empreendedorismo no país.
“Acredito que a visão de fora trazida no livro é importante porque vivi em diversos países, fui conhecendo o mercado e vejo que grandes profissionais do Brasil poderiam aproveitar o mercado europeu. Você pode fazer no Brasil e também na Europa. Sempre venho dizendo que antes de ter resultado, já tinha a visão de ser empreendedora sem fronteiras”, finaliza Rosa.
Ana Cristina Rosa
Ana Cristina Rosa é uma incontornável referência quando o assunto é ajudar pessoas a transformar paixões e conhecimentos em negócios de sucesso. Licenciou-se em Comunicação Social, seguida de uma Pós-graduação em Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais e Mestrado em Produção e Comunicação de Conteúdos Multimídia. Iniciou a sua carreira como jornalista tendo vivido e trabalhado em vários países da Europa. Da Paixão ao Negócio é o seu lema, e foi com base neste que em 2011 criou o seu primeiro negócio, e desde então deu um contributo notável para a criação de uma nova geração de empreendedores. Em 2019 criou a 1ª Certificação em Instrução Online em Portugal e treinou centenas de empreendedores a utilizarem o digital para criarem negócios sem fronteiras. Criadora, juntamente com James McSill, do Storytelling4Business, o Primeiro Projeto em Portugal de Storytelling para Negócios. Autora do Livro "Empreender Sem Desculpas" publicado em Portugal e Brasil.