Pedro Oliveira

Prefeita de Nordestina faz relato de dois anos de governo

Ao concluir seu segundo ano de mandato dia 31 de dezembro, a prefeita de Nordestina Eliete Andrade (PSD), a primeira mulher a ocupar o cargo na história do município - isso após ser a primeira dama por quatro oportunidades, quando seu esposo Ito Andrade foi prefeito -, fez um relato do período de 2021 a 2022. Ela desfruta de grande aceitação dos nordestinenses pela forma como sempre se conduziu na vida pública.

Na terra da segunda maior mina de diamantes do Brasil, a prefeita tem driblado os problemas enfrentados pelo município nos últimos dois anos por conta da pandemia da Covid-19 e da crise financeira, ao investir forte em vários setores da administração pública. O que não impediu que ela focasse seu mandato na melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados.

No ano passado, a gestora implantou o Bolsa Família Municipal – denominado de Bolsa Mãe – maior programa de distribuição de renda do município, ao contemplar na primeira etapa, quase 700 famílias de baixo poder aquisitivo, números esses que poderá chegar a 1.200 beneficiários. Ela criou também, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com a distribuição de kits de enxovais no povoado de Mari.

Outra prioridade do governo de Eliete Andrade tem sido o programa “Saúde em Movimento”. Os beneficiados são atendidos em um micro-ônibus equipado que percorre o interior do município ofertando serviços e atendimentos médico e odontológico, entre outros procedimentos. Nessa área, a gestora entregou, na sede, a Unidade de Saúde da Família II e a Unidade de Atenção Especializada em Saúde Mental. Reformou postos de saúde, hospital municipal, farmácia básica, adquiriu novas ambulâncias e contratou médico de várias especialidades.

Levou, também, água encanada para as comunidades de Queimadinha e Fumaça, beneficiando dezenas de moradores. Adquiriu seis veículos novos para atender as secretarias, incluindo o Conselho Tutelar, além de um caminhão pipa e dois tratores com equipamentos agrícolas, visando fortalecer as associações comunitárias. Asfaltou a sede e mantém o programa de pavimentação a paralelepípedos de ruas na sede e no interior do município. Ela concedeu, também, reajuste de 33,24% aos professores, fez rateio dos recursos do Fundeb com os profissionais da pasta, reformou unidades de ensino e quadras de esportes, entre outras ações.

Parceira do governo do estado, a gestora deu no último pleito eleitoral, expressivas vitórias ao time petista, que teve como candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues e a presidente da República, Luiz Inacio Lula da Sila. Jerônimo obteve no 1º turno: 64,40% e no segundo 73,75%. Já Lula, conquistou no 1º turno 80,37% e no segundo 83,32%.