Livros / Palco

Oficina de Escrita Criativa Tráfego de Ideias tem inscrições abertas

Com exercícios provocativos e lúdicos, as aulas são um convite para aprimorar as habilidades de escrita

Foto: Marcelo Gandra
Escrita Criativa Tráfego de Ideias

Após três anos sem novas edições presenciais, a Oficina de Escrita Criativa Tráfego de Ideias está de volta, com inscrições abertas para duas novas turmas nos primeiros sábados de janeiro de 2023, dias 7 e 14, com encontros a serem realizados no aconchegante Coreto Criativo do Shopping Bela Vista. As oficinas, mediadas pela jornalista Isa Lorena, têm formato de jornadas criativas e acontecem sempre das 14h às 18h, com materiais e coffee break incluídos no valor das inscrições, que podem ser feitas diretamente através do telefone (71) 99329-6389, ou através do Sympla.

Voltada para estudantes (16+) e profissionais de idades diversas e diferentes áreas de atuação e conhecimento, a Oficina de Escrita Criativa Tráfego de Ideias é um convite para mergulhar em si e transbordar através da escrita, através de exercícios provocativos e pautados na ludicidade, desbloqueando palavras e sentimentos para deixar fluir novas possibilidades. O propósito é ampliar o pensamento crítico dos participantes para leituras e interpretações mais abrangentes sobre o mundo, gerando o aprimoramento das habilidades textuais, cada vez mais necessárias para o crescimento, manutenção e expansão de pessoas, instituições e negócios.

“As aulas são um chamado para transver o mundo - colorir as visões, expandir leituras e interpretações, tecendo novos horizontes e costurando exponencialidades criativas. Escrever liberta e faz a energia fluir dentro e fora de nós. Ao descrever nossas impressões sobre o mundo nos sentimos plenamente vivos, criativos, resilientes, gerando transformações internas capazes de promover impacto positivo em nosso entorno”, conta a jornalista, criadora e mediadora da oficina que vem sendo ministrada desde 2015, em diferentes ambientes e formatos.

Apresentando técnicas abrangentes de criação que podem ser usadas para a escrita de narrativas curtas ou longas, como teses, artigos, cartas, contos, crônicas, poesias, roteiros, legendas, entre os mais diversos tipos de conteúdos textuais, as jornadas de escrita criativa propõe o desenvolvimento das potencialidades da escrita autoral, utilizando recursos diversos, como livros, poemas, músicas, fotografias, vídeos e quadrinhos.

Sobre o Coreto Criativo   

Espaço colaborativo para negócios criativos, envolvendo música, gastronomia, moda, economia, diversidade e sustentabilidade, que nasceu a partir de uma Feira Criativa de rua para valorização de marcas empreendedoras cheias de borogodó, a loja Coreto Criativo, localizada no Shopping Bela Vista, existe desde 2015 destacando-se como espaço de compartilhamento e ações como workshops, oficinas, qualificações, desfiles, lançamentos de livros, discos, apresentações musicais e degustações.

De forma criativa e dinâmica, o espaço Coreto Criativo incentiva o capitalismo consciente e o reconhecimento dos pequenos produtores e artistas independentes, fomentando o mercado artístico e sustentável do Estado. Sob a gestão de Lídice Berman e Breno Barreto, em 2018 o Coreto cresceu ainda mais, se desdobrando em um Festival Hype, levando uma ocupação criativa para as ruas de Salvador, transformando praças públicas em ambientes de trocas e consumo consciente, pautados em eixos da Economia Criativa e Circular.

Sobre a facilitadora

Sócia-Diretora executiva e criativa da Tráfego de Ideias, a jornalista e escritora Isa Lorena desenvolve planejamentos, projetos socioculturais, mentorias, assessorias e curadorias criativas, agregando estratégias de Comunicação e Marketing de Experiência e Conteúdo para potencialização de pessoas, instituições, negócios e territórios, além de atuar como desenvolvedora e facilitadora de jornadas sociocriativas, através de oficinas de Elaboração de Projetos e de Comunicação e Escrita Criativa.  

Nos últimos 15 anos, esteve presente em diferentes projetos, como a gestão de produção de conteúdos empresariais para o Sebrae-Ba (2018-2020); a criação e curadoria do Festival Hype (2018); a comunicação de projetos como o Mais e Melhor Educação: em Casa, com a Rede Municipal de Ensino de Camaçari (2020); o Amora, negócio social de brinquedos afirmativos (2017-2019); Curto Circuito Sonoro (2017); o Prêmio Caymmi de Música (2015); o Mutirão Mete Mão (2016); Bienal do Livro da Bahia (2013); Festival de Verão Salvador (2014), entre outros. Foi também Assessora de Comunicação do Teatro Castro Alves (2011-2013); da Prefeitura de Alagoinhas (2009-2011); Jornalista Assistente no Pelourinho Cultural – IPAC/Secult (2008-2009); Assessora de Comunicação do Sankofa African Bar e Restaurante (2007-2008); Produtora da Festa Africana - festival musical/gastronômico (2007-2010); também repórter nos veículos A Voz da Pituba (2008), Jornal A Tarde (2007), Rádio Educadora FM – Irdeb (2006/2007) e Folha Dirigida (2006).

Entre 2020 e 2022, esteve especialmente à frente da Comunicação do músico multi-instrumentista Carlinhos Brown, assessorando o artista para construção, alinhamento e direcionamento de discursos, além da criação, organização, negociação, distribuição e direcionamento geral de demandas de Imprensa e diálogos com seus diferentes públicos de interesse, trabalhando o reposicionamento de sua imagem no mercado nacional e internacional da música. Em 2022 a jornalista assumiu também a Assessoria de Comunicação do Instituto Steve Biko, organização pioneira no ingresso de jovens negras e negros nas universidades, e que em comemoração aos seus 30 anos de atividades se prepara para lançar entre 2023 e 2024, a primeira instituição superior na Bahia voltada para uma educação pautada no antirracismo, inclusão e diversidade, com o objetivo de reverter a lógica eurocêntrica e colonial que ainda permeia nossos centros acadêmicos.

“As palavras, como os seres vivos, nascem de vocábulos anteriores, desenvolvem-se e fatalmente morrem. As mais afortunadas reproduzem-se. Há as de índole agreste, cuja simples presença fere e degrada, e outras que de tão amoráveis tudo à sua volta suavizam. Estas iluminam, aquelas confundem. Umas são selvagens, irascíveis, cheiram mal dos pés, fungam e cospem no chão. Outras, logo ao lado, parecem altivas e delicadas orquídeas.”

Abertura do livro “Milagrário Pessoal” de Agualusa, escritor e jornalista angolano, uma das referências utilizadas nas jornadas de escrita criativa Tráfego de Ideias.

 

Oficinas de Escrita Criativa Tráfego de Ideias

Inscrições abertas para turmas presenciais | Janeiro 2023

Turma 1: dia 7 de janeiro | Turma 2: dia 14 de janeiro

Horário: Sempre das 14h às 18h (4 horas/aula)

Local: Loja Coreto Criativo – Shopping Bela Vista – L2, Asa Sul

Inscrição: R$ 120 (todo material incluído + coffee break)