Pedro Oliveira

Feira da agricultura familiar movimenta a cidade de Valente

Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, tem início nessa sexta-feira (09) e prosseguirá até domingo, a 11ª Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (FEIRAFES). O evento a ser aberto às 8 horas, com credenciamento dos participantes na Casa da Cultura, na Praça da Jazida, na cidade de Valente, promete reunir um grandioso número de agricultores familiares, produtores, criadores de animais, profissionais de agronomia, e demais áreas ligadas ao campo para uma troca de saberes e sabores do meio rural.

Para o ex-diretor executivo da APAEB e ex-prefeito do município, Ismael Ferreira de Oliveira, a agricultura familiar, é a base da formação social e econômica da região do Território do Sisal e relata: “Esse segmento socioprodutivo, vem desempenhando um importante papel na transformação regional e a feira é um momento muito importante na divulgação dos produtos, exposição de animais, negócios, além de servir de intercâmbio, de experiências e acesso ao mercado justo para comercialização da produção e a geração de renda”.

A programação divulgada pela FEIRAFES, prevê às 8 horas, credenciamento dos participantes na Casa da Cultura; às 9h30 min, cerimônia de abertura do evento; às 14hs, realização do 4º Seminário Territorial com o tema: “Desafios e oportunidades da cadeia produtiva do sisal”. Haverá também, seminários e oficinas temáticas sobre autonomia socioeconômica da mulher; implantação do Selo de Inspeção Municipal – SIM e adequação da produção familiar à legislação para acesso ao mercado. Às 16hs, Secagem das cabras para torneio leiteiro e às 19hs, noite cultural, com shows musicais dos cantores Jarbas do Acordeon, Sandro D’Castro e Diaguinho DB.

No sábado, as atividades reiniciarão às 8hs, com circuito cultural - samba e cantiga de roda; Às 9hs, oficinas temáticas sobre autonomia socioeconômica das mulheres, avicultura caipira no semiárido – reprodução e manejo incubatório artificial -, produção apícola – diversidade e importância socioeconômica e ambiental -, nutrição animal – caprinos e ovinos - e convivência com o semiárido e práticas agroecológicas; Às 10hs, julgamento de animais – caprino e ovino: Às 14h30min, visita aos stands, seguida torneio leiteiro de caprinos no circuito da feira de animais e às 19hs, shows musicais com os grupos: Topa Tudo, Marilson Souza e Sela Vaqueira.

 Finalizando as atividades no domingo, às 8hs, exposição, às 10hs, encontro cultural e às 11hs, avaliação dos trabalhos. A FEIRAFES é uma realização da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES), da Companhia de Desenvolvimento Regional – CAR, e conta com apoio de diversas organizações sociais do semiárido baiano, governo do estado, federal e prefeitura local.