Pedro Oliveira

Começa o novenário a Nossa Senhora da Conceição padroeira de Coité

É uma festa de fé, solidariedade, esperança e de muitas orações


Igreja Matriz de Conceição do Coité

Fiéis da Igreja Católica iniciam nesta terça-feira, 29 de novembro, as homenagens religiosas à Nossa Senha da Conceição, padroeira do município de Conceição do Coité, na região sisaleira, a 210 quilômetros de Salvador, com o início do novenário.

A devoção à santa tem profunda relação com Portugal e, consequentemente, com a Bahia e o Brasil, pois desde 8 de dezembro de 1137, Portugal consagrou seu país à Imaculada Conceição e a paróquia de Coité não é diferente. Nesta época do ano, a população se movimenta para homenagear a santa.

A festa da Imaculada Conceição é uma festa de fé, solidariedade, esperança e de muitas orações, e tem um significativo todo especial no templo consagrado a santa.

A tradicional novena a Maria, a grande defensora da obra da Salvação da Humanidade, começa hoje, 29 de novembro e vai até 8 de dezembro, dia maior da santa.

A festa da padroeira, que este ano traz como tema central: “Construamos a Casa da Mãe Imaculada em Comunhão com o Filho. Pão da vida”.

Neste primeiro dia, o novenário tem como subtema: “Como verdadeiros batizados somos pedras vivas na casa da Mãe Imaculada”. As homenagens a santa, começa às 5 horas, com caminhada matinal no bairro Alto do São João.

Às 19h30min, Oração do Santo Terço (Mãe Rainha) e as 21 hs, Quermesse e atração cultural; O 2º dia será marcado por caminhada pelo bairro da Quadra - subtema: “Na construção da casa da Mãe Imaculada, a base é Jesus Cristo, Pão da Vida”, seguida de quermesse e atração cultural.

Já no 1º dia do mês de dezembro, a programação recomeça com caminhada pelo bairro Fluminense. À noite, Oração do Santo Terço (Legião de Maria) e novenário, subtema: “A igreja se constrói com comunhão e participação, princípio da sinodalidade”, quermesse, rifa e atração cultural. Na quarta, caminhada pelo bairro do Cruzeiro, novenário: “Acreditar na construção da casa da Mãe é acreditar na igreja, lugar do Pão e da Palavra”, quermesse e atração cultural. No dia 3, caminhada matinal no bairro Alto da Colina, Oração do Terço dos Homens, novena, subtema: “Construir a Nova Casa da Imaculada para continuar a comunhão com Jesus”, leilão e quermesse.

No domingo (4), às 8 horas, missa dominical, às 10 hs, missa campal com os vaqueiros, às 11h15min, cavalgada pelas principais ruas da cidade, às 12h30min, almoço no parque de exposição, leilão e bingo. Às 19 hs, Oração do Terço (Legião de Maria), novenário, subtema: “Dízimo – fé e compromisso com uma igreja em construção” e apresentação musical: Natal do Menino Jesus e quermesse. Dia 5, caminhada matinal no bairro Mariquinha, Oração do Terço “Mãe Rainha”, novenário subtema: “Igreja em construção – elo entre o humano e o divino”, quermesse e atração cultural,

Dia 6, caminhada bairro dos Barreiros, Oração do Santo Terço “Terço dos Homens”, novenário, subtema: “Construamos a casa da Mãe Imaculada para celebrar e viver o Amor do Filho”, quermesse, rifa e atração cultural. Dia 7, caminhada no bairro Açudinho, Oração do Santo Terço “Legião de Maria”, novenário, subtema:

“A nova igreja favorecerá ainda mais a comunhão da família coiteense com Cristo”, quermesse e atração cultural. Finalizando as Homenagens a Nossa Senhora da Conceição dia 8 de dezembro, às 5 horas, alvorada motorizada, às 10 hs, missa solene presidida por Dom Hélio e às 17 hs, missa solene (campal), seguida de procissão e Benção do S.S. Sacramento.