Livros

FLIPELÔ 2022: conjunto de ações recebe público no Centro Histórico

Veja como vai funcionar cada estrutura

Foto: Ricardo Prado
Flipelô

Cerca 120 mil pessoas são esperadas nos seis dias da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ). Uma estrutura de qualidade foi organizada rara receber o público: “Vá de Metrô”, estacionamentos, guias turísticos para fazer a recepção, sanitários públicos, fraldário, posto de achados e perdidos organizado pela Policia Militar e o envolvimento dos grupos identitários do Pelourinho.

Veja como vai funcionar cada estrutura:

Vá de Metrô

Localizada na Estação de Metrô do Campo da Pólvora, a ação “Vá de Metrô para a FLIPELÔ” disponibilizará vans e guias de turismo credenciados, que farão o traslado gratuito da Estação ao Taboão, no Pelourinho, do dia 01 ao dia 05, das 10h às 22h; e no dia 06 das 9h às 21h.

Grupos identitários do Pelourinho

Baianas, grupos percussivos e capoeiristas não poderiam ficar de fora. Teremos desfiles de grupos de tambores; a ‘Tenda dos Milagres’ no Terreiro de Jesus onde as baianas estarão esperando o público para fazer aquela foto incrível; os capoeiristas realizarão oficinas de capoeira para a criançada. Participam da ação os grupos percussivos Tambores e Cores, Swing do Pelô, Meninos da Rocinha do Pelô e Movimento Percussivo - Grupo capoeira de Rua Terreiro de Jesus e seis baianas locais.

Receptivo FLIPELÔ

O SINGTUR (Sindicato dos Guias de Turismo da Bahia) disponibilizará guias de turismo credenciados que realizarão passeios, walk tours para grupos e individuais por preços especiais, além também de prestarem o serviço de informações ao visitante sobre a FLIPELÔ e o Centro Histórico. O receptivo funcionará em dois pontos: ao lado da entrada do Elevador Lacerda e no Largo do Pelourinho, de 2 a 6 de novembro, das 10h às 17h.

Estacionamentos

Quem for de carro ao Centro Histórico, terá o conforto e a segurança de guardar seu automóvel em um dos estacionamentos regulamentados pelo evento. As vagas serão ofertadas durante todos os dias da festa Literária, como parte do projeto “Pare no Pelô”, uma parceria da FLIPELÔ com os estacionamentos privados localizados no Centro Histórico, que cobrarão uma tarifa única de R$ 12/dia. Fazem parte da parceria os estacionamentos Delta Parking e Bahia Park. O serviço de valet funcionará das 10h às 21h, no Terreiro de Jesus.

Achados e perdidos

O 18º Batalhão da Polícia Militar da Bahia disponibiliza, entre os dias 1º a 6 de novembro, o serviço de documentos perdidos na FLIPELÔ, que tradicionalmente só acontece no período do carnaval. A PM intensificará ações da presença policial, com o emprego de policiais militares a pé e em viaturas (carros e motos).

As cédulas de identificação que forem localizadas ficarão reunidas na sede da 1ª Companhia do 18º Batalhão, Rua Gregório de Matos, s/nº, Pelourinho, para serem distribuídas ao público que perder o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, entre outros.