Hamilton Rios
A passagem do sexto ano de falecimento do ex-prefeito Hamilton Rios de Araújo - Mitinho, que se notabilizou pela seriedade administrativa e o amor à população coiteense, notadamente a de menor poder aquisitivo, o que lhe valeu o carinhoso título de “pai dos pobres”, será marcada no dia de hoje (29), por uma programação muito especial na Rádio Sisal, com depoimentos de lideranças políticas e uma missa a ser celebrada às 10 horas desta sexta-feira, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, são alguns itens das homenagens a serem apresentadas.
Homem de palavra, humilde e empreendedor ele jamais se deixou levar pela vaidade e nas suas duas gestões na Prefeitura Municipal só fez solidificar o respeito e a admiração dos seus conterrâneos.
O longo dos 89 anos de emancipação do município, mesmo contando com outros destacados gestores, nenhum conseguiu suplanta-lo na administração da “Rainha do Sisal”, o que é amplamente reconhecido até mesmo por políticos que lhe fizeram oposição. Há seis anos a população, independente de bandeira política, chorou a morte do empresário e ex-prefeito, prestando-lhe uma significativa homenagem, até hoje lembrada pela comoção vivenciada pela multidão. Nesse ambiente foram marcantes as manifestações de carinho por parte de pessoas integrantes de grupos políticos que tinham ideologia oposta.
No plano administrativo, mesmo com os limitados recursos disponíveis Hamilton Rios estabeleceu dois períodos de grande desenvolvimento para o município da região sisaleira, com obras fundamentais a exemplo do sistema de abastecimento de água, Escola Agrícola, Parque de Exposições, estádio municipal, terminal rodoviário, escolas, praças urbanizadas, ruas e outras vias pavimentadas, sem esquecer um só momento de atender às pessoas que lhe procuravam no intuito de resolver questões comunitárias.
Hamilton Rios, faleceu aos 81 anos de idade, no dia 29 de setembro de 2016 data em que o município de Conceição do Coité ficou enlutado e que dificilmente irá olvidar pela importância que “Miltinho” teve para a comunidade, quer como prefeito, quer como cidadão que colocava acima de tudo o bem estar e o desenvolvimento da população.
Hamilton Rios, foi eleito prefeito de Conceição do Coité em 1972, fazendo Walter Ramos seu sucessor (de 1977 a 1982) voltou a se eleger e administrou o município de 1983 a 1988, tendo como sucessor seu sobrinho Ewerton Rios até o ano de 1992, e embora perdendo a primeira disputa para Diovando Carneiro manteve a liderança voltando a eleger correligionários até 2012 quando já não estava tão atuante na política. No município sempre foi renhida a disputa política entre os “azuis” e os “vermelhos”.