Dois grandes eventos movimentarão está semana o município de Nordestina na região sisaleira, a 350 km da capital, gerando atração em toda região. Entre os dias 22 e 24, haverá a Feira de Agricultura Familiar e da Feira da Saúde. Ambas promovidas pela prefeitura local em parceria com as secretarias de agricultura e de saúde.
O duplo evento a ser aberto pela prefeita Eliete Andrade, contará com apresentação cultural – capoeira -, show artístico e tem como objetivo a melhoria das condições de vida dos moradores através de ações direcionadas pelas respectivas pastas.
Durante a Feira da Saúde, haverá palestra sobre saúde mental, uso racional de medicamentos, saúde bucal, aconselhamento nutricional e acidente de trabalho, atualização do calendário vacinal, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento odontológico pediátrico, serviços de fisioterapia, nutrição e expositores de endemias.
Já a Feira da Agricultura Familiar, será marcada por várias atividades, entre elas: cadastro estadual florestal de imóveis rurais, consultoria, serviços agropecuários, exposição e comercialização de equipamentos de vaquejada. cursos sobre pecuária – caprino, ovino e gado leiteiro -, meio ambiente e doação de mudas arbóreas.
Haverá também, palestra sobre agricultura familiar, cadastro ambiental rural, exposição de maquinas agrícolas, de caprinos, ovinos e de galinha caipira. O evento contará ainda, com estande da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia – FATRES, entre outras entidades. Segundo estudos e pesquisas realizadas, a agricultura familiar é responsável por cerca de 70% da produção de alimentos consumidos pelos brasileiros.
Ainda segundo as estatísticas, a agricultura familiar tem sido de fundamental importância para a população rural, o que tem contribuído de forma direta no desenvolvimento da economia regional em seus respectivos estados e municípios. Para a prefeita Eliete Andrade, a realização de um evento dessa magnitude, é essencial para fortalecer a cadeia produtivo do segmento no município, que conta com uma população superior a 13 mil habitantes.