Pedro Oliveira

Arraiá do Cajueiro está de volta em Nordestina

Forró, xote, xaxado, arrasta-pé e baião, são os ingredientes típicos da época e as bandas Caciques do Nordeste, Desejo de Menina, Forrozão do Capitão, Josiel Forró da Bahia e os cantores Pablo, Sandro d’Castro, Acácio o Ferinha entre outros, garantem que não vai faltar animação no arraiá do Cajueiro no município de Nordestina, que acontece no período de 17 a 19 de junho.

O consagrado São João antecipado de Nordestina que nos últimos dois anos não foi realizado por conta da pandemia do coronavírus, está de volta na terra dos diamantes com muita animação, mantendo viva as tradições juninas na comunidade.

“Fazer do São João de Nordestina, o melhor da região sisaleira, concorrendo com sua importância como as melhores festas do gênero na Bahia, é como se estivéssemos injetando incentivos no comércio local para aquecer as vendas, bem como atrair os filhos da terra que moram foram do domicilio. O evento serve também, como alternativa para as famílias ganharem uma renda extra”, pontua a prefeita Eliete Andrade, que não mede esforços para manter viva as tradições culturais da comunidade que fica localizada a 350 quilômetros de Salvador. A gestora entra para a história política local, como a primeira mulher a administrar os destinos do município, detentor da maior mina de diamantes do país.

Neste período do ano, a Praça de Eventos ganha belíssima decoração junina e o espaço se transforma em um gigantesco arraiá, tornando-se um verdadeiro cenário típico com barracas ornamentadas, muito licor, pratos e doces. A diversidade musical, e animação é um outro ingrediente da festa. No primeiro dia da programação, 17 de junho, haverá a tradicional alvorada da madrugada e na parte da noite, o xote, xaxado e arrasta-pé, vão serem comandados pelas bandas: Caciques do Nordeste, Desejo de Menina, e pelos cantores Sandro d’Castro e Jô Oliveira.

No Sábado 18, será a vez de Pablo a voz romântica, Acácio o Ferinha, Joziel e Forró da Bahia, Forrozão do Capitão e Banda Menino da Roça, subirem ao palco. Fechando a programação no domingo, as festividades reiniciaram a partir das 15 horas, com o arrastão do cajueiro, com trio e Branquinho Pancadão. A noite o fole vai gemer no palco principal, Jô Vaqueiro, Zé Milton e Demilson Matos. A imensa Praça de Evento construída pelo ex-prefeito Ito Matos, conta com palco fixo, quiosque, banheiros e pista de dança pavimentada. Para garantir o lazer e diversão do público com segurança, a prefeitura contará com apoio das polícias Militar, Civil e Guarda Municipal.