Palco

Sombras de 2 Mundos entram em cena em Salvador

Na XXI edição do Festival do Teatro Brasileiro FTB

Foto: Diego Bresani
2 Mundos

Sem o uso da palavra, mas sim da linguagem do teatro de sombras moderno, o espetáculo “2 Mundos”, da Cia Lumiato,  é inspirado na colonização da América e conta a história do encontro de duas culturas opostas. Ao convidar o espectador a viajar por um tempo passado que encontra analogias contínuas com o presente, a montagem revela os sentimentos e motivações mais profundos da humanidade e mostra a explosão do embate, a luta pela vida e a morte de um jovem que acaba por trazer nova esperança.  

O espetáculo “2 Mundos” convida o espectador a entrar no espaço cênico ampliando a percepção dos sentidos e vivendo de perto a performance dos atores sombristas. Nesta montagem a Cia Lumiato se aprofunda na linguagem do teatro de sombras e utiliza a estética do cubismo para complementar a narrativa das imagens que contam a história. Apresenta assim um ambiente imersivo para aprofundar os diferentes sentimentos que atravessam as cenas e chegar a um clima de intimidade com o espectador.

“2 Mundos” será encenado no dia 15 de maio, às 16h, no Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras. Após o espetáculo realizada uma mediação com um jornalista, dentro da programação “Pensamento Crítico”. A montagem chega a Salvador direto de Brasília, através da XXI edição do Festival do Teatro Brasileiro – FTB, que de 11 a 29 de maio realiza em cinco espaços da capital baiana uma série de eventos artísticos, educacionais e de qualificação profissional.

Companhia de Teatro Lumiato  - A Companhia de Teatro Lumiato foi criada em 2008, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, pelos atores Thiago Bresani e Soledad Garcia. Ambos são formados pelo Curso de Teatro de Formas Animadas da Universidade de San Martin. A partir de 2012 a companhia passou a pesquisar e produzir espetáculos de teatro de sombras contemporâneo em Brasília, circulando por mais de 40 festivais no Brasil e em diferentes países da América Latina.

Ficha Técnica

Direção, Cenografia e Iluminação: Alexandre Fávero

Ideia original e Argumento: Soledad Garcia

Roteiro: Alexandre Fávero, Fabiana Bigarella, Soledad Garcia e Thiago Bresani

Sombristas:  Soledad Garcia e Thiago Bresani

Assistente de direção: Fabiana Bigarella

Trilha sonora: Mateus Ferrari

Designer de som: Marcelo Dal Col

Pesquisa e construção do material cênico:  Soledad Garcia e Thiago Bresani

Figurinos: Soledad Garcia

Fotografia: Diego Bresani

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: 12 anos

 

Anote 

Data e horário: 15/05, às 16h     

Local: Espaço Cultural Boca de Brasa Cajazeiras - Ao lado da sede da Prefeitura-Bairro da região, segundo andar do Mercado Municipal de Cajazeiras

Gratuita

Veja mais do espetáculo e da Cia Lumiato em:

www.cialumiato.com

Facebook: https://www.facebook.com/cialumiato

Instagram: @cialumiato

Youtube : https://www.youtube.com/cialumiato

Acompanhe o Festival do Teatro Brasileiro – FTB

 Oito espetáculo de artes cênicas vindo diretamente do Distrito Federal serão encenados em Salvador de 11 a 29 de maio, como parte da programação da XXI edição do Festival do Teatro Brasileiro – FTB, que realizará ainda residência artística, oficinas de dramaturgia, qualificação de plateia, ações educativas para alunos da rede pública, encontros informais entre artistas do Distrito Federal e da Bahia,  intercâmbio entre as universidades e rodadas de negócios. Os espetáculos entrarão em cena nos teatros Vila Velha e Gregório de Matos, mas também na periferia da capital, nos Espaços Culturais Boca de Brasa Cajazeiras, Subúrbio 360 e CEU Valeria.

Projeto que a cada edição escolhe uma unidade da federação para intercambiar com outro estado um conjunto de ações, o Festival do Teatro Brasileiro, além de promover a apreciação de espetáculos, busca a formação de novo público e qualificação profissional, sempre com o viés da democratização e inclusão. Em Salvador subirão aos palcos, realizando 16 apresentações, “2 Mundos”, “Afeto”, “Bubuia”, “Depois do Silêncio”, “Encerramento do Amor”, “Iara”, “O Circo dos Irmãos Saúde” e “Os Beatniks, em A Gaivota”. Além disso, serão realizadas a  Residência Artística Teatro para Bebês e as Oficinas Teatro de Sombras e de  Improvisação Irmãos Saúde. 

Para informações de datas, horários e locais dos espetáculos, acesse : http://festivaldoteatrobrasileiro.com.br/index.php/cena-df-bahia/espetaculos-df-na-bahia/