Pedro Oliveira

Queimadas ganha complexo educacional

“Queimadas escrevendo o futuro” foi a temática que marcou, na noite de segunda-feira (20), a entrega da reforma e ampliação do Colégio Municipal de Queimadas – CMQ.

O equipamento público passou por um projeto inovador, ganhando o nome de Analdino Brito de Andrade (CMQABA), em homenagem ao ex-prefeito falecido em 2007 e fundador da escola em 1964.

Com investimento superior a R$ 8 milhões, mediante recursos das precatórias do Fundeb, o espaço, denominado de Complexo Educacional, ganhou teatro com capacidade para 404 pessoas, quadra poliesportiva coberta e secretaria Municipal de Educação.

Edificado em uma área de quase 20 mil metros², o CMQABA, com capacidade para atender 1.000 alunos, conta com cerca de 40 dependências: 12 salas de aula, secretaria, sala de professores, de administração, biblioteca, sala de informática, arquivo, deposito, sanitários masculino, feminino, cantina, refeitório, sala de direção, sala de recursos humanos, sala de áudio e de vídeo, pátio com jardim para recreação, além de sistema de monitoramento por câmeras, a unidade conta ainda, com salas climatizadas, mobiliadas, bebedouros e estacionamento externo.

“Esse espaço agora oferece mais qualidade em todo processo pedagógico. Investir em Educação é o que pode proporcionar o maior e melhor de todos investimentos. Sei que estamos entregando obras importantes, mas a mais importante vocês vão lembrar no dia que o filho de vocês estiverem recebendo o diploma na formatura, esse sim, será a maior obra de todas do governo municipal. Outras 23 escolas também receberam melhorias e climatização em suas estruturas físicas, com exceção a de Espanta Gado que ainda não recebeu os aparelhos de ar condicionado, mas todas prontas para o reinicio das aulas em 2022, obedecendo todos os protocolos sanitário”, diz o prefeito André Andrade.

A revitalização do CMQ segundo o gestor, é a continuidade do trabalho iniciado em 1964, pelo seu pai Analdino Brito de Andrade e que ao longo desses 57 anos do colégio, várias benfeitorias foram feitas, mas nenhuma como a de agora. “Todas as salas são climatizadas, o mesmo acontece com a secretaria de Educação e o Teatro Municipal Jayme Salgado, por entendermos que a educação é um dos pilares mais importantes na formação de uma sociedade melhor. Agora os professores terão uma condição bem melhor para passar os conhecimentos adquiridos aos alunos. Isso é o que nos deixa feliz”.

O ato inaugural contou com apresentações culturais, professores, diretores de escolas, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, secretários municipais e de estado, deputados, entre outras autoridades e populares.