Pedro Oliveira

Coiteenses homenageiam Nossa Senhora da Conceição


Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

“No Sim da Imaculada, a Palavra e Deus habitou entre nós”. Norteada por esse tema a comunidade católica de Conceição do Coité, vive a tradicional festa religiosa da padroeira local, que foi iniciada no dia 22 deste mês, com a fase de pré-novenas e vai se estender até 8 de dezembro data consagrada a Nossa Senhora da Conceição.  A indiscutível fé do povo coiteense é mais evidente desta feita, quando há um fervoroso apelo e confiança na Padroeira, como intercessora junto ao Senhor pela volta à normalidade, após o grave período da pandemia que tantos males causou.

A pré-novena vai até domingo, dia 28, quando após a missa às 8 horas, na Igreja Matriz, terá início o Bando Anunciador. Às 9h30 min haverá exposição de carros antigos, às 11h 30min almoço e leilão, às 19h30 min missa com os jovens e às 21 horas quermesse, com apresentação da Orquestra Sisaleira e o Coral Banda. No dia 29 começarão as novenas, que terão intensa programação.

No dia 29, por exemplo, haverá uma caminhada às 5 horas, no Alto do São João. Às 19h30min o novenário, seguido de quermesse, bingo e outras atrações. Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como o funcionalismo público, a pastoral litúrgica, coroinhas e o Terço dos Homens serão homenageados. O subtema será “No Batismo, somos incorporados a Cristo, Palavras do Pai (Eis aqui a Serva do Senhor).

Durante oito dias novos subtemas serão apresentados, sempre a partir de 19h30min na Igreja Matriz de Conceição do Coité, antecedidas por caminhadas matinais, em diferentes pontos da cidade. Mais homenagens serão prestadas. O dia magno da Padroeira, 12 de dezembro, será reverenciado com Alvorada, às 5 horas, Missa Solene às 10 horas, Missa Solene Campal às 17 horas. Logo em seguida sairá a Procissão e Benção do Santíssimo Sacramento.