Comportamento / Mundo

Católicos, ortodoxos e anglicanos lançam apelo pelo clima

Papa, Bartolomeu e Welby firmaram documento inédito

Foto: Pixabay.com/Creative Commons

Pela primeira vez, os líderes das igrejas católica, ortodoxa oriental e anglicana publicaram um documento único com um apelo conjunto pela sustentabilidade ambiental, seu impacto na pobreza e a importância da cooperação global pelo clima.

O texto divulgado nesta terça-feira (7) conta com as assinaturas do papa Francisco, do patriarca Bartolomeu e do arcebispo de Canterbury, Justin Welby, e pede que todos "escolham a vida" para preservar o futuro do planeta.

Os três também solicitam orações para os líderes mundiais que participarão da reunião da Cop26 em Glasgow, na Escócia, que ocorre entre 31 de outubro e 12 de novembro. "Qualquer que seja a fé ou a visão de mundo, escutemos o grito da terra", destacam os líderes.

 "Hoje pagamos o preço... amanhã poderá ser ainda pior. Esse é um momento crítico. O futuro de nossos filhos e da nossa casa comum dependem disso.

A perda de biodiversidade, a degradação ambiental e as mudanças climáticas são inevitáveis consequências das nossas ações a partir do momento que consumimos avidamente mais recursos da terra do que o planeta pode suportar", diz um trecho da nota.

Francisco, Bartolomeu e Welby ainda lembram que o mundo está "perante a uma profunda injustiça" porque as "pessoas que sofrem as mais catastróficas consequências desses abusos são os mais pobres do planeta, que são os menos responsáveis" nas causas.

 A nota sai pouco depois que o líder católico, uma das maiores vozes na defesa do clima, confirmou que participará da reunião em Glasgow