Livros

Livro identifica quais os efeitos que cada cor gera nas pessoas

A Psicologia das Cores

Foto: Divulgação
Literatura
Toda cor tem seu significado

Publicado pela Editora Olhares, o livro A Psicologia das cores, de Eva Heller, aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas vão além de questões de gosto, envolvendo experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento.

Nós conhecemos muito mais sentimentos do que cores. Por isso, cada cor pode produzir muitos efeitos diferentes, e às vezes contraditórios. Um mesmo tom de vermelho pode ser erótico ou chocante, inoportuno ou nobre. Um mesmo verde pode parecer saudável, venenoso ou tranquilizante. Toda cor tem seu significado.

Entender as relações que criamos com as cores, relacionando-as a emoções, como a alegria, ou a sensações, como a tranquilidade ou bem-estar, são essenciais no dia a dia de profissionais que trabalham com a criatividade. É isso que A psicologia das cores investiga.

Organizada em treze capítulos, cada qual correspondente a uma cor, a obra oferece um rico painel de informações sobre as cores: de ditados e saberes populares até sua utilização na área de design de produto, os diversos testes baseados em cores, as terapias cromáticas, a manipulação de pessoas, os nomes e sobrenomes relacionados com as cores.

A diversidade desta abordagem faz do trabalho da autora Eva Heller uma ferramenta indispensável para todos os que trabalham com cores: artistas, terapeutas, designers gráficos e industriais, decoradores, arquitetos, designers de moda, publicitários, entre outros.

Ficha Técnica:

Editora: Olhares
Autora: Eva Heller
Formato: 17x24cm
Peso:740g
Preço: R$ 169