Ao acompanhar a importância dos debates atuais e para colaborar com o fortalecimento de diversas comunidades, as Fábricas de Cultura recebem grupos que irão destacar a importância de ações voltadas ao mês da Visibilidade Bissexual e Setembro Azul. Toda a programação é gratuita e as atividades serão apresentadas no canal de YouTube. Não é necessária inscrição para assistir e interagir.
As Fábricas de Cultura atuantes nas zonas norte e sul de São Paulo, inclusive em Diadema, gerenciadas pela Poiesis, são equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Nos anos 1970 e 1980, o Lampião da Esquina, jornal direcionado ao público LGBT do país, atuou e resistiu à censura da ditadura militar brasileira. A biblioteca da Fábrica de Cultura Jaçanã apresentará informações e a importância desse periódico sobre sexualidade e identidade de gênero. O bate-papo será no dia 13 de setembro, segunda-feira, a partir das 15h.
A coletiva Brejo Produções chega com o Dengo Sarau no dia 24 de setembro, sexta-feira, às 18h, integrando a agenda da Fábrica de Cultura Capão Redondo.
A coletiva é voltada à fomentação da arte bissexual e lésbica. Durante a atividade, as integrantes Bárbara Medina, Mayana Vieira e Priscila Oliveira recitam poesias e contam um pouco da história que a coletiva desenvolve no caminho de fazer, de qualquer lugar, um grande e fértil brejo de afeto.
Em homenagem ao mês de visibilidade da Comunidade Surda Brasileira, também conhecido como Setembro Azul, as Fábricas de Cultura Jaçanã e Jardim São Luís recebem atividades da Cia. Arte Raiz, a qual oferece um processo de vivência inclusiva, por meio de exercícios lúdicos.
A Cia. Arte Raiz apresentará: cantigas e brincadeiras populares em português e na Língua Brasileira de Sinais (Libras), no dia 25 de setembro, sábado, às 16h, pela Fábrica de Cultura Jardim São Luís; E a oficina Incluindo com Libras em 26 de setembro (Dia Nacional dos Surdos), domingo, às 17h, quando o público poderá conhecer jogos e brincadeiras bilíngues (português e Libras), a convite da Fábrica de Cultura Jaçanã.