Alberto Oliveira

Mais de 2,3 mil americanos morreram no Afeganistão (para nada)

Joe Biden tornou as mortes inúteis e traiu cada família americana que teve um de seus membros morto ou ferido


Joe Biden traiu cada uma dessas crianças - Foto: Pixabay/Creative Commons

Foram 2,3 mil americanos mortos e mais de 20 mil feridos em 20 anos de aventura dos Estados Unidos no Afeganistão. Tudo para que o presidente Joe Biden enfiasse os pés pelas mãos e comandasse uma retirada sem controle, precursora e alimentadora do caos. 

Os americanos morreram e foram feridos em vão.

A Idade Média voltou a sepultar o sonho de liberdade dos afegãos. As trevas do obscurantismo engoliram mais uma vez as mulheres e minorias na região de novo sob o comando dos fundamentalistas.

E o que podem as mulheres esperar do Talibã? Ter os dedos amputados pelo simples fato de pintar as unhas, por exemplo. Ser chicoteadas em público se deixarem aparecer os tornozelos. Ser impedidas de ir à escola. Proibidas até mesmo de olhar pela janela de suas casas.

Náo é a primeira vez que os Estados Unidos embarcam em uma aventura militar e saem às carreiras. Repete-se agora o que fez no Vietnã. Destea vez, no entanto, a decisão atrapalhada do presidente Biden condenou toda uma nação que sonhava com o dia em que os direitos dos seus indivíduos fossem respeitados, independente do gênero ou da parcela da sociedade em que estivessem inseridos.

Foram 20 anos construindo a esperança de um povo, para depois abandoná-lo, obrigando-o a retroceder duas décadas da noite para o dia.

O presidente Joe Biden traiu o povo afegão com sua política caótica de retirada dos soldados americanos. Traiu cada uma das mulheres afegãs. Traiu cada uma das crianças e cada adolescente. Traiu seus aliados. Traiu cada família americana que teve um de seus membros morto ou ferido.

Joe Biden traiu cada cidadão decente do mundo livre.

***

Sob ataque
A Lojas Renner sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação. O site de compras da loja está fora do ar e sem previsão de retorno.

***

Os conectados
O Brasil possui 152 milhões de usuários de internet, de acordo com o Comitê Gestor da Internet. Isso representa 81% da população acima dos 10 anos.

***

Sem comentários
O Brasil está na lista dos 50 países que mais compartilham posts de marcas no Facebook. Entretanto, quando o assunto é comentar nas publicações, os brasileiros não figuram nem entre os 50 primeiros, mostra levantamento feito pela plataforma Emplifi.

***

O tamanho do rombo
O faturamento do turismo brasileiro encolheu R$ 1,9 bilhão nos primeiros seis meses de 2021, constata o Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.

A atividade que mais contribuiu para a redução do faturamento foi o transporte aéreo, com queda de 16,2%.