Mundo

Manifestantes contra bloqueio na pandemia são presos na Austrália

Alguns dos manifestantes romperam barreiras e jogaram garrafas plásticas e plantas contra policiais

Milhares de pessoas foram às ruas de Sydney e outras cidades australianas neste sábado (24 de julho) para protestar contra as restrições em meio a outro aumento de casos de Covid, e a polícia fez várias prisões depois que multidões romperam barreiras e jogaram garrafas plásticas e plantas contra os policiais.

Os participantes, sem máscaras, marcharam do Victoria Park em Sydney até a Prefeitura no distrito comercial central, carregando cartazes pedindo “liberdade” e “verdade”.

Alguns deles acenderam sinalizadores enquanto se reuniam em frente ao Parlamento do estado de Victoria.

Eles seguravam faixas, incluindo uma que dizia: “Não se trata de um vírus, trata-se do controle total do povo pelo governo”.

Houve uma forte presença da polícia em Sydney, incluindo policiais montados e oficiais de choque em resposta ao que as autoridades disseram ser uma atividade de protesto não autorizada. 

A polícia de New South Wales disse que reconheceu e apoiou os direitos de liberdade de expressão e reunião pacífica, mas considerou o protesto uma violação das ordens de saúde pública.

O protesto ocorre no momento em que o número de casos de Covid-19 no estado atingiu outro recorde, com 163 novas infecções nas últimas 24 horas.

A Grande Sydney foi bloqueada nas últimas quatro semanas, e os residentes só puderam sair de casa com uma desculpa razoável.

“Vivemos em uma democracia e normalmente sou certamente alguém que apóia os direitos das pessoas de protestar ... mas, no momento, temos casos disparando e pessoas pensando que não há problema em sair por aí e possivelmente estar perto de cada um outro em uma manifestação ”, disse o ministro estadual da Saúde, Brad Hazzard.Em Melbourne, milhares de manifestantes sem máscaras compareceram ao centro gritando "liberdade".

Uma manifestação de protesto de carros está planejada em Adelaide, que também está bloqueada, com a polícia alertando que fará prisões por atividades ilegais.

Na sexta-feira, 15,4% da população do país com 16 anos ou mais receberam a segunda dose de vacina contra a Covid.

O governo federal disse que enviará milhares de doses extras da Pfizer para Sydney, enquanto adultos na maior cidade da Austrália também estão sendo instados a “considerar fortemente” a AstraZeneca em vista da escassez de suprimentos da Pfizer.