Boa Notícia / Educação / Nordeste

Estudante conquista medalha de ouro em Olimpíada de Biologia

Daniel do Nascimento Albano estuda geologia do campus Salvador do IFBA

Divulgação

Estudante do IFBA é o único da Bahia a conquistar medalha de ouro em Olimpíada de Biologia

O estudante do curso técnico em geologia do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Daniel do Nascimento Albano, foi o único da Bahia a conquistar uma medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). É a primeira vez que ele participa da competição.

Com a conquista, ele e mais 24 estudantes de outros estados brasileiros foram classificados para a seletiva internacional, que vai possibilitar a oito selecionados a participação em duas competições internacionais: a XXXII Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) de Portugal, nos dias 19 a 22 de julho, e a XV Olimpíada Iberoamericana de Biología (OIAB) da Costa Rica, em setembro.

A seletiva, realizada por meio de uma capacitação online oferecida pelo Instituto Butantan, promotor da OBB, terminou ontem (30) e o resultado será divulgado amanhã (2).  

A preparação de Daniel e dos outros 20 participantes do campus foi realizada pelas professoras Juliana Silvestre e Andreia Silveira. Elas utilizaram a tecnologia para estimular e manter os estudantes motivados. 

“Foi incrível, eu achei que talvez estivesse sonhando. Realmente nunca imaginei que chegaria tão longe. Porém fiquei um pouco triste ao perceber que era o único do estado, enquanto em São Paulo houve dezenas de medalhas de ouro. A educação do Norte e Nordeste precisa de mais investimento”, reflete o discente.

Preparação para as provas 

Sobre a preparação e a fase seletiva, Daniel recordou que a prova de ontem foi mais densa que as anteriores. “Eu também fui o único dos selecionados que só fez o primeiro ano de biologia, por isso não estou 100% confiante, mas espero que ano que vem, com mais bagagem, eu não encontre muita dificuldade”.

Daniel Albano destaca que sempre gostou de biologia, principalmente a área de zoologia. “Assistia documentários de vida selvagem desde os cinco anos e ficava fascinado. Não perdi o costume. Hoje eu tenho uma conta no Instagram só para mostrar os animaizinhos que eu encontro por aí”, relata.

Após o resultado alcançado por Daniel, a docente Juliana destaca que o resultado reflete a excelência do ensino no campus Salvador associado à inteligência e interesse do aluno. “Em nome dos professores e professoras de biologia, posso dizer que trabalhamos sempre visando o desenvolvimento dos estudantes como seres humanos e nos esforçamos para que o conteúdo teórico seja integrado ao cotidiano deles”.

Ela analisa ainda que “por trás de um resultado como esse, há um grupo de docentes que incentiva e planeja com cuidado o conteúdo a ser ministrado, então, só podemos ficar orgulhosos quando vemos que o esforço não é vão e o quanto nossos alunos são proativos, inteligentes e com grande capacidade de raciocínio crítico, visto que as questões das provas são sempre contextualizadas. A OBB foi criada em 2004 e é voltada para estudantes do ensino médio.